Movimento Bahia pela Educação: 11 cidades recebem Prêmio Município Alfabetizador

Movimento Bahia pela Educação: 11 cidades recebem Prêmio Município Alfabetizador

Foto – Divulgação / FIEB

 

Gestores de 11 municípios baianos foram homenageados, na noite de ontem, com o Prêmio Município Alfabetizador, que reconhece cidades com melhores resultados no processo de alfabetização na idade certa. A cerimônia aconteceu no auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e integrou a agenda do Movimento Bahia pela Educação.

Subiram ao palco prefeitos, secretários municipais de Educação e representantes das redes de ensino das cidades premiadas. Na categoria Ouro, foram reconhecidos os municípios de Quixabeira, Novo Horizonte e Malhada de Pedras, por alcançarem 70% ou mais de crianças alfabetizadas na idade certa, correspondente ao nível 4 do Indicador da Criança Alfabetizada.

Na categoria Prata, que contempla municípios com 60% ou mais de crianças alfabetizadas, foram premiados Irajuba, Sapeaçu, Tanque Novo, Ibiassucê, Brotas de Macaúbas e Aratuípe. Já Licínio de Almeida e Mortugaba receberam o Bronze, destinado a municípios que apresentaram redução superior a 5% em relação ao ano anterior.

Além do reconhecimento simbólico, os vencedores receberam kits Maker de Alfabetização, com recursos pedagógicos e tecnológicos voltados ao fortalecimento das estratégias de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.