Lavagem do Bonfim: entenda o que são os tradicionais banhos de folhas e pipoca

Lavagem do Bonfim réune milhares de pessoas nesta quinta-feira (15), em Salvador

Lavagem do Bonfim: entenda o que são os tradicionais banhos de folhas e pipoca

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Por: Metro1

A tradicional Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira (15), em Salvador, e reúne fé, cultura e sincretismo religioso. A celebração, que movimenta milhares de pessoas, mantém costumes históricos ligados às religiões de matriz africana e à religiosidade popular. A Rádio Metropole acompanha de perto a festa, com uma cobertura especial ao longo do dia, destacando os principais rituais e manifestações culturais.

Entre os símbolos mais marcantes da Lavagem estão os banhos de folhas e de pipoca, práticas que representam limpeza espiritual, proteção e renovação das energias. Esses rituais fazem parte da tradição baiana e são realizados como forma de pedir saúde, equilíbrio e bons caminhos para o ano.

O tradicional banho de folhas

O banho de folhas é usado para limpeza espiritual e renovação das energias. Na tradição, as ervas representam a força da natureza e são escolhidas para trazer equilíbrio, proteção e bem-estar. “É para abrir os caminhos, dando paz, proteção, prosperidade, axé. Dá tudo de bom na sua vida, proteção, saúde e prosperidade”, resumiu uma baiana ao Repórter Metropole. Entre as folhas mais conhecidas estão laranjeira, manjericão e erva-cidreira, usadas para atrair tranquilidade, saúde e boas vibrações durante rituais e festas religiosas.

Banho de pipoca na celebração

Já o banho de pipoca está ligado ao orixá Obaluaiê e simboliza cura e purificação. A pipoca é vista como elemento de proteção espiritual, usada para afastar energias negativas e fortalecer a saúde. Na Lavagem do Bonfim, o ritual reforça a identidade cultural de Salvador e expressa a convivência entre diferentes crenças que marcam a festa. Conteúdo web Por Metro1