A Assembleia Legislativa Bahia realizou nessa sexta, 29 de setembro, sessão especial extraordinariamente na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O evento foi proposto pelo deputado Fabrício Falcão (PCdoB) para prestar homenagem ao professor Edgard Larry Andrade Soares com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira e à artista plástica mineira Valéria Vidigal da Cruz Brito com o título de Cidadã Baiana.
O plenário da Câmara ficou pequeno para o tanto de amigos, parentes e autoridades que prestigiaram o evento, a começar pelo presidente do Legislativo conquistense, Hermínio Oliveira. Participaram ainda o Reitor da Uesb, Paulo Roberto; o diretor da UFBA, Campus Anísio Teixeira, Orlando Caires; o presidente do PCdoB de Vitória da Conquista, Andreson Ribeiro; o coordenador do Centro Cultural Camillo de Jesus, Elton Becker; o Subcomandante do CPR Sudoeste (Comando de Policiamento da Região), Tenente Coronel Ivanildo Gomes; o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária, major Selmo Luís Sales; o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Fernando Leite; o comandante da 78ª Companhia de Polícia Militar, major Silvio Berlink; além dos vereadores Nildma Ribeiro, Danilllo Kiribamba, Professor Cori, Rodrigo Moreira, Luis Carlos Dudé, empresários e representantes de vários segmentos.
Fabrício iniciou a sessão ressaltando que as duas condecorações foram aprovadas por unanimidade na ALBA. Valéria adentrou ao som de Tocando em Frente, de Renato Teixeira e Almir Sater, ladeada pelo marido Gianno e a filha Isabela. Edgard teve como comissão de recepção o professor Joseval Andrade, o reitor da Uesb e o ex-reitor Abel Rebouças. O deputado ainda agradeceu à Câmara de Vitória da Conquista por ceder o espaço para a sessão especial.
RECONHECIMENTO Ao ocupar a tribuna, o deputado fez um emocionado libelo em defesa da atividade parlamentar, citando cada uma de suas atribuições, entre as quais a de destacar os exemplos positivos para a sociedade, como são os casos de Valéria e Edgard. Chamando de “nossa mineirinha”, ele ressaltou o trabalho dela em prol da divulgação da cafeicultura de Conquista para todo o país. “Conquista é uma cidade de imigrantes”, definiu, lembrando que a riqueza local se dá inclusive pela pluralidade das diversas culturas que ali se radicaram.
“Professor Edgard é uma ilustre figura que ajuda a dignificar o nome da cidade e do estado”, explicou o deputado comunista, lembrando que ele ajudou a transformar uma faculdade pequenininha em uma importante universidade privada hoje, como é a Fainor. “É uma figura extraordinária, uma pessoa que admiro e que pude privar de sua amizade e acompanhar sua trajetória”, disse, afirmando que os títulos não só honram os homenageados como também a própria ALBA.
“O meu mundo é o trabalho”, definiu Valéria ao fazer o discurso de agradecimento. “Me dedico a divulgar a cafeicultura, trabalho de casa – que não é trabalho é amor pela família – e as artes plásticas. Ela agradeceu particularmente ao marido por acompanhá-la em tudo o que ela se dispõe a fazer”. Ela ressaltou que só estava podendo agradecer aquela honraria porque quando chegou foi muito bem recebida pela comunidade conquistense, que lhe abriu o caminho. “Todos os que estão aqui são meus parceiros”.
Edgard Larry, por sua vez, iniciou o pronunciamento de maneira ao mesmo tempo erudita e teatral, citando, por exemplo, Máximo Gorki. “Estar aqui neste momento para receber o título benemérito é acontecimento jamais previsto em minha discreta trajetória como advogado, professor, diretor de instituto superior e poeta e escritor provincial”, disse. “Talvez hoje seja o dia que esteja recebendo os maiores dividendos que minha dedicação aos deveres sociais deveria remunerar”, disse se questionando se estaria à altura de tamanha recompensa.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ALBA.Fotos: Carlos Amilton
Segue mais registro fotográfico.
Fotosinteses com jovina
Deixe seu comentário