Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura
Um dos maiores cineastas brasileiros, Glauber Rocha (1939-1981), poderá ganhar um museu dedicado a sua vida e obra, em Vitória da Conquista (BA), cidade onde nasceu. O pedido de apoio para a construção desse museu foi feito nesta quarta-feira (26) durante reunião entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, o prefeito da cidade baiana, Herzem Gusmão, a filha de Glauber Rocha, Paloma Rocha, e o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA).
A criação do museu é importante não apenas para Vitória da Conquista, mas para o mundo. Glauber é uma pessoa que só nos traz honraria e que marca a cultura brasileira. Conte conosco, será um projeto também do Ministério da Cultura”, afirmou o ministro Roberto Freire.
Além do museu, a ideia é também criar a Fundação Tempo Glauber Rocha e uma escola livre de cinema. Paloma Rocha explicou que a avó dela (Lúcia Rocha), ao fundar a Associação Amigos de Glauber (hoje fechada), juntou grande acervo, com filmes, roupas, cartazes e fotografias, que se encontra hoje na Cinemateca Brasileira, entidade vinculada ao Ministério da Cultura. “Queremos dar continuidade a essa preservação”, destacou.
Durante o encontro, o ministro sugeriu que fosse elaborado projeto para possível captação de recursos via Lei Rouanet e que houvesse encontro posterior do grupo com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo.
Glauber Rocha
Com o princípio “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, Glauber revolucionou o cinema brasileiro e foi um dos responsáveis pelo movimento de vanguarda Cinema Novo, na década de 1960. Entre seus grandes filmes, estão Terra em Transe e Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Deixe seu comentário