Proatividade é um dos requisitos para se destacar na empresa
Reprodução
Eu tenho certeza que você tem o mesmo sentimento que eu: o mundo está mudando rápido demais. Os últimos anos foram ainda mais intensos, e não será diferente neste ano que nasceu, especialmente para o mercado de trabalho. E você sabe o que tem sido exigido dos profissionais para um rápido desenvolvimento? Confira abaixo as principais adaptações necessárias para que sejamos ainda mais afortunados nos nossos empreendimentos:
Mudança de mindset
Eu acredito que você já tenha ouvido falar por aí sobre mindset (em tradução livre: “mentalidade”), especialmente dentro das empresas mais novas no mercado. Mindset é basicamente a forma que escolhemos olhar para a nossa vida. Por exemplo, aquela verdade (absoluta) que temos sobre algo faz parte da nossa mentalidade, do nosso mindset. É importante destacar que é um grande equívoco pensarmos que “somos deste jeito e não vamos mudar”. É incrivelmente possível a mudança de mentalidade quando não mais adequada às exigências da vida e também profissionais. Mudar o mindset é girar a chave para abrir a porta para o novo, para o atual, para fora da caixa. Mudar o mindset é abraçar as mudanças, e quem reage bem a elas, irá se destacar ainda mais no mercado.
Ser proativo de verdade, e não mais da boca para fora
Atire a primeira pedra quem não falou em alguma entrevista de emprego ou destacou no seu currículo que é proativo. Mas… é mesmo? Quando você identifica que uma determinada atividade está demorada e pode ser otimizada, toma a frente para buscar as devidas melhorias? Quando uma tarefa estacou em um setor, você a faz para o seu colega? Ou ainda quando o telefone toca próximo ao seu horário de saída, você o atende? É preciso parar e pensar se você está sendo proativo como se declara, ou está se autossabotando. O mercado deseja, cada vez mais, pessoas com iniciativa e especialmente presteza para com os colegas.
Atualidades: do vestibular para a vida
Reserve um tempinho do seu dia, mesmo alguns minutos, para se atualizar sobre os assuntos do momento. Conversar com o seu chefe sobre os impactos da corrupção na área de atuação da sua empresa, por exemplo, te dará um maior destaque do que você conversar sobre a megera da novela que suborna todas as pessoas para conseguir o que quer. As empresas buscam pessoas antenadas, e não alienadas!
Saber lidar com a diversidade
A diversidade está aí e é preciso ser encarada de peito aberto, de forma honesta. Você tem e vai ter colegas homossexuais, transgêneros, com deficiência, negros, brancos, índios, refugiados. Aquele papo de “não tenho preconceito, mas que não seja com um filho meu” não cola mais, precisamos mudar, precisamos aceitar que o mundo é para todos, que todos têm o seu lugar ao sol, capacidade de gerar resultados, capacidade de brilhar onde quer que esteja. E se você não aceitar, não se adaptar, o excluído será você.
Networking saudável
Networking é e sempre será um dos maiores segredos para o sucesso, desde que, claro, você mantenha uma rede saudável de contatos, ou seja, pessoas que querem te ajudar a chegar ao sucesso, e não te afastar dele. Busque fazer parcerias com pessoas de áreas diversificadas para que você tenha referências em variados assuntos. Desta forma, você estará sempre um passo à frente no mercado de trabalho.
Pois é, o ano de 2018 chegou com tudo, e precisamos estar preparados! E se você está em busca de recolocação no mercado, confira as dicas para se recolocar no mercado de trabalho em 2018 preparadas especialmente para você.
Desejo boa sorte e bom aproveitamento das lições!
*Consultora em Gestão Empresarial e administradora especializada em Gestão de Pessoas
Manuela Vidal*
Deixe seu comentário