As estatísticas apontam a igreja católica como a maior religião do Brasil, cerca de 70% da população brasileira. Mas a alma brasileira não é católica, o catolicismo é uma religião de estampa assim como muitas outras.
A raiz religiosa mais profunda e poderosa é o espiritismo e suas múltiplas versões e não o catolicismo. Embora este e o espiritismo sejam doutrinas antagônicas você encontra um sem número de católicos abertos ao espiritismo, ou “simpatizantes” do movimento espírita e até mesmo os que se consideram espíritas e mesmo assim se auto definem como católicos.
A consciência espírita na cultura brasileira é tão profunda e ao mesmo tempo poderosa que o protestantismo foi à única religião brasileira que durante um bom tempo da sua história se manteve distante desta força gravitacional. Mas, de trinta anos pra cá, uma boa parte do protestantismo se rendeu a força descomunal do espiritismo e passou até mesmo a introduzir em sua liturgia e crença, conceitos retirados do candomblé. Estamos falando do movimento chamado neopentecostal, inicialmente representado pela Igreja Universal do Reino de Deus e agora mais recentemente pela Igreja Mundial do Poder de Deus bem como tantas outras não tão famosas.
Estas duas religiões neopentecostais estão agora disputando território palmo a palmo através da mídia, como fazem os contrabandistas ou os narcotraficantes, eles estão mercadejando a Palavra enquanto o nosso povo continua cego.
O sul do Brasil era por muito tempo um reduto católico, mas novamente o campo gravitacional do espiritismo, como se fosse um buraco negro, engoliu o catolicismo e hoje há mais centros de macumba no estado do Rio Grande do Sul do que em Salvador (BA).
A religião brasileira é espirita de fato no seu DNA, são espíritas kardecista, espíritas católicos, espíritas neoevangélicos, espíritas da Legião da Boa Vontade, do Racionalismo Cristão, da Cultura Racional, da Umbanda, da Ordem Rosa Cruz, do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, enfim, a mentalidade espírita conseguiu se infiltrar e prevalecer em todas as camadas sociais e religiosas.
Em nenhum outro lugar do mundo o espiritismo cresce tanto, a cada dia, do que no Brasil e por isso todas as religiões evangélicas que pegaram carona no espiritismo estão crescendo numericamente de forma exponencial.
Somente o protestantismo histórico não se rendeu ao sincretismo na sua grande maioria, e algum outro movimento recente aqui e ali. O que mantem o movimento evangélico protestante de pé é o evangelho de Cristo.
Somente o evangelho é capaz de livrar o povo brasileiro da mentira espírita entronizada em seus corações e conduzi-lo a verdade da Palavra e consequentemente a salvação em Cristo.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” – disse Jesus.
Pense Nisso!
Pr. Stênio Verde
Deixe seu comentário