A Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus XX da UNEB, em Brumado. As inscrições segue atê dia 21

uneb brumado

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus XX da UNEB, em Brumado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (21) para as seis oficinas do programa.
As oficinas são de ioga, aprendendo inglês através da bossa nova, hidroginástica, arte e criação, educação física e iniciação à informática. Estão sendo oferecidas 122 vagas, para público superior a 55 anos de idade.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas na sede da Uati, no campus. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Iniciação à informática é oferecida pelo programaAs aulas dessas novas turmas iniciam no dia 25, sempre no turno matutino, de segunda a sexta-feira, com encerramento previsto para dezembro.
“Esperamos que a comunidade de Brumado participe em massa de nosso programa. Contamos com infraestrutura e professores qualificados para atender os estudantes”, frisa Patrícia Freire, coordenadora do programa.
Patrícia lembra que, no dia 21, os docentes da Uati vão apresentar as oficinas e as metodologias de aula para os novos estudantes.
A estimativa é de que 100 pessoas participem do evento, que será realizado no auditório do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), com início às 19h. Na ocasião, será lançado o livro Coletânea de Experiências Vivenciadas: Produção de Textos, publicado pela Editora UNEB (Eduneb) e de autoria de Diná Gomes Fernandes, ex-aluna da Uati.
Diretora do DCHT, Luzimare Pilôto enfatiza o lado social do programa: “Com a Uati, trouxemos para dentro da universidade a terceira idade, resgatando sobretudo a autoestima dessas pessoas. Em nossas oficinas também trabalhamos com a parte psicológica, fazendo elas se sentirem úteis à sociedade”.
Estudante veterana do programa, Naede Santos, 69 anos, participa da Uati desde a sua inauguração no campus, em setembro de 2009.
“Já fiz cursos de informática, hidroginástica, artesanato em sandália e dança de salão. Na Uati a gente aprende muito, além de conhecer pessoas da mesma idade que a nossa. É uma dádiva divina”, destaca dona Naede, que representou o campus no último concurso do Miss Uati, realizado em Salvador, no ano passado. “Adorei participar desse evento. Brumado precisava de um programa como a Uati, pois a cidade tem muitos idosos”.
A Uati do Campus XX conta com seis professores e três monitores. Apóiam as atividades a prefeitura local, a câmara de vereadores e a Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab).
A Universidade Aberta à Terceira Idade é um dos maiores programas da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB. Em outubro deste ano, a Uati vai comemorar 13 anos de fundação, contabilizando cerca de três mil alunos matriculados em 19 campi.


Prof. Dr. Cesar LeiroHenrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
PPGE-UFBA e PPGEduC-UNEB