22 de janeiro de 2025

(77) 98833-0195

Abraço coletivo encerra campanha municipal “Faça Bonito: Escutar é Proteger”

Dar as mãos para unir forças no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa mensagem foi materializada em um grande abraço coletivo em torno da Praça Tancredo Neves, na tarde desta quarta-feria (31), no ato de encerramento da campanha municipal “Faça Bonito: Escutar é Proteger”. A iniciativa é do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC).

DCIM100MEDIADJI_0048.JPG

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a campanha é um compromisso coletivo de todos os atores que integram o sistema de garantia de direitos e que convergiram em uma ação no sentido de chamar a atenção de toda a população conquistense sobre a necessidade de que todos deem as mãos para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, fazendo um alerta sobre a responsabilidade de cada cidadão e de cada cidadã propagarem informações qualificadas. “É importante dizer que não basta qualquer escuta, e que Vitória da Conquista hoje possui estruturas que garantem atendimento adequado a crianças e adolescentes no contexto de violência”, disse.

Representando a prefeita Sheila Lemos no ato, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, falou sobre a parceria intersetorial para o combate e a prevenção desse problema. “A Secretaria de Saúde está sempre de mãos dadas com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Desenvolvimento Social nessas campanhas, nessa luta, no enfrentamento e no combate. A Secretaria de Saúde, de fato, disponibiliza serviços à rede no sentido de acolher essa criança, de identificar e prevenir algumas doenças. A SMS é parte fundamental nesse processo, mas se não for um trabalho em conjunto, a gente não vai conseguir vencer um problema que é tão grave quanto esse”, afirmou.

Cerca de 450 alunos de nove unidades da rede municipal de ensino participaram do abraço coletivo. Uma delas foi Sarah Gabrielly Fernades, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Edvânia Maria Teixeira. Para ela, as atividades educativas sobre essa temática são fundamentais para auxiliar os jovens. “A importância é muito grande, porque a gente, como adolescente, pode pensar que abuso e estupro é só quando é físico e tem a penetração, mas nem sempre. Pode ser nas redes sociais, o adolescente pode se sentir triste por isso, mas não sabe dizer o que aconteceu”, disse.

O evento também teve a participação da subsecretária de Educação, Selma Oliveira; a representante dos Conselhos Tutelares de Vitória da Conquista e do CMRPC, Poliane Santana; e a jovem do Núcleo de Cidadania e Adolescente (Nuca), Ketelen Moreira.

A campanha – Ao longo do mês de maio, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde promoveram rodas de conversas, apresentações teatrais e palestras com o objetivo de alertar a sociedade para a importância do combate e da prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Outros órgãos integrantes do CMPRC, como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Conselhos Tutelares e OAB também realizaram uma série de atividades, como ações sociais, lançamento de podcast, palestras e simpósio.