Acadêmico – Afrânio Garcez é o novo membro da ACletras

 
Reunidos em assembleia geral no último dia 27/02/2018 (terça-feira), os membros efetivos da Academia Conquistense de Letras elegeram o advogado Afrânio Leite Garcez como o novo membro da instituição. O processo eletivo atendeu às exigências estatutárias, tendo sido publicado edital de abertura das inscrições pelo então presidente Esmeraldino Correia dos Santos na data de 03/04/2017 para preenchimento das cadeiras de números 5, 17 e 27.
 
A primeira das vagas foi preenchida pelo médico Ernane Nelson Antunes Gusmão, nefrologista e clínico do hospital português das Bahia, além de ser membro titular da Academia de Medicina da Bahia, do Instituto Baiano de História da Medicina, Associação de Astrônomos Amadores da Bahia e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Bahia. Ernane possui dezoito livros publicados, alguns em coautoria, sendo irmão da professora e artista plástica Marisa Fernandes Correia, membro fundadora da ACLetras.
 
Já o Dr. Afrânio Leite Garcez é jornalista, memorialista e membro efetivo, honorário ou correspondente de mais de quinze academias do Brasil e no exterior, além de exercer fortemente a advocacia. Participou de várias coletâneas e antologias publicadas no Brasil e uma em Portugal. Integrou muitas comissões da OAB/BA, seccional de Vitória da Conquista, tendo presidido a Comissão de Direitos Humanos em várias gestões. Colaborador de diversas revistas jurídicas, possui, atualmente, três livros escritos, sendo também autor de diversas obras como crônicas, poesias, sonetos e “causos” publicados nos principais sites de literatura do País. Por fim, coopera de forma ativa com os mais variados setores do cinema e da cultura baiana.
 
Na mesma sessão do dia 27 último, foi aberta mais uma vaga em decorrência da concessão do título de membro honorário a José Eduardo Rocha, ficando aberta a cadeira de número 9, para qual também deverá ser publicado edital para preenchimento. De acordo com Marcos Martins, atual presidente da instituição, o edital deverá ser publicado dentro do prazo de um mês, podendo concorrer à vaga qualquer cidadão residente em Vitória da Conquista que possua livros e textos publicados.

https://acletras.wixsite.com/acletras Fonte – Blog da Academia de letras de Vit. da Conquista