Após visitas diagnósticas aos bairros, identificados como prioritários nas ações contra a dengue, reunião com Prefeito e Secretários Municipais, e encontro dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, Coordenadores Municipais do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue, juntamente com Grupo Executivo de Trabalho da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), promoveu nesta quinta-feira, 09/08, o Seminário de Sensibilização dos Parceiros.
O evento aconteceu no Auditório do Polo de Educação Permanente de Vitória da Conquista, e reuniu representantes dos poderes público, privado e sociedade civil. Na ocasião, foi apresentada a situação epidemiológica do município, e o Projeto de Mobilização Social. Além disso, os convidados participaram de uma dinâmica para a construção de uma rede de parceiros. Haja vista, a importância do envolvimento de todos quanto aos cuidados para eliminar os criadouros do Aedes aegypti.
As maneiras de a população participar da mobilização social são muitas. O cidadão pode ser um multiplicador das práticas de prevenção. Empresas podem doar insumos de aporte às ações, como: água mineral ou lanche para uma caminhada de conscientização. Um órgão público pode ceder espaço para palestras com orientações de utilidade pública. Uma organização do terceiro setor pode acionar seus contatos para engajar pessoas da comunidade nos faxinaços.
O projeto, desenvolvido pela Secretária Estadual de Saúde (SESAB) e operacionalizado pela Flem, em parceria com a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, busca reforçar e intensificar as ações contra a dengue que já vem sendo desenvolvidas pelo município, tendo como principal destaque, a participação popular.
Vitória da Conquista, que hoje integra o grupo de 45 municípios considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários nas ações de prevenção e controle da dengue, convoca toda a população para a luta contra esta doença. Só através de uma rede intersetorial, corresponsabilizando todas as esferas, é que vamos conseguir fazer um melhor controle da dengue, afirma Cristina Motta Leal, Coordenadora do Projeto de Mobilização Social pela Flem.
autoria Tais Silva – Get
Deixe seu comentário