Qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É com esse objetivo que o Ministério da Saúde implantou a “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”.
Para implantar este plano em Vitória da Conquista é que a Secretaria de Saúde realiza, entre os dias 7 e 10 de março, uma capacitação para profissionais da Atenção Básica do Município. A atividade contará com facilitadores do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).
O curso, com carga horária de 32 horas, abrange prática e teoria. Ele será realizado na Escola de Formação em Saúde da Família (ao lado do Cemae) e nas unidades saúde Solange Hortélio (CSU), Nestor Guimarães, Pedrinhas e Nova Cidade. Ao todo, 30 profissionais que atuam nas unidades de saúde e nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) serão capacitados.
Programação:
Segunda-feira (07/03)
Local: Escola de Formação em Saúde da Família
-Contextualização do cenário de aleitamento materno e da alimentação complementar
– A estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Terça-feira (08/03)
Local: Escola de Formação em Saúde da Família
– Proteção legal da alimentação infantil
– Revendo conhecimentos sobre recomendações para alimentação complementar saudável
Quarta-feira (09/03)
Local: Escola de Formação em Saúde da Família
– Estudo de caso sobre a vigilância alimentar e nutricional e oreganização da atenção à saúde das crianças menores de dois anos
Quinta-feira (10/03)
Local: unidades de saúde
– Oficina de trabalho nas unidades de saúde
– Elaboração e apresentação dos planos de ação para implementação da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil/EAAB”
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário