Quem baixar o Detran-BA Mobile também vai poder acompanhar resultados de exames e se preparar para os exames a partir de simulados. O APP também lembra as datas importantes para o condutor, como renovação de seguros, revisões planejadas, vencimento do extintor, próxima troca de óleo, e checagem de pneus e bateria.
Aumento de frota
“Nos últimos 12 anos, a frota de veículos da Bahia aumentou em mais de três vezes. Para evitar transtornos para a população, pensamos numa forma de nos aproximar e garantir comodidade a ela. Agora as pessoas vão ter acesso online a serviços que antes só eram possíveis de maneira presencial”, ressalta Maurício Bacelar, diretor-geral do Detran-BA. Segundo informações do órgão, a Bahia registrou em julho deste ano cerca de 3,7 milhões de veículos emplacados. Quase um milhão apenas em Salvador.
Na oportunidade, o Detran também apresentou novidades para o portal do órgão. A partir de agora, o website passa a oferecer a segunda via da habilitação e do documento do veículo. “Com o serviço, todo mundo vai sair ganhando. O cidadão vai ter celeridade e comodidade para consultar dados e ter acesso a novos serviços. O cidadão não vai mais precisar sair de casa para ser atendido”, destaca o coordenador de TI do Detran, Ricardo Fontoura.
SineBahia Mobile
Outros aplicativos do Governo do Estado funcionam para facilitar a vida do cidadão. Com o aplicativo SineBahia, a oportunidade de emprego pode estar na palma da mão. Lançado em novembro de 2014, o programa disponível gratuitamente para dispositivos Android tem sido uma das principais alternativas para quem busca chance no mercado de trabalho. O APP oferece diversas funcionalidades, entre elas, informações sobre vagas, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da opção de fazer habilitação ao Seguro-Desemprego.
O aplicativo, que também contempla o trabalhador autônomo, oferece informações sobre o SineBahia-Patra, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e o conteúdo do portal do empreendedor individual. Para as empresas, o APP possibilita disponibilizar vagas, enviar declaração para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), verificar currículo de trabalhador e enviar demanda por cursos para qualificação profissional.
Diariamente cerca de mil pessoas procuram o serviço de intermediação de mão-de-obra nas 120 unidades espalhadas pelo estado. Desde a criação, o SineBahia já encaminhou mais de um milhão de profissionais ao mercado de trabalho, e 460 mil tiveram o emprego garantido.
Hemoliga
A tecnologia também é aplicada na área da saúde pública. Um exemplo é a Fundação Hemoba, que já dispõe de uma forma interativa para estimular as doações de sangue, através do aplicativo Hemoliga. Por meio do programa, o usuário pode ficar informado em relação ao procedimento de doação e sobre quantas bolsas de sangue foram coletadas por dia – tudo em tempo real.
O objetivo central do aplicativo é garantir a frequência das doações, visto que a Bahia não tem conseguido atingir o número ideal de bolsas de sangue. Atualmente, em média, 223 são coletadas diariamente, quantidade insuficiente, embora não exista pendência de transfusão em casos de alta complexidade. O Hemoliga está disponível de forma gratuita para smartphones e tablets com versões nos sistemas iOS e Android.
Mídias sociais
Para localizar desaparecidos, também já existe um recurso mais rápido. Desde abril do ano passado, a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) utiliza o Whatsapp, por meio do número 71 8643-4007, e uma página no Facebook para registrar ocorrências. Duas pessoas ficam responsáveis pelo atendimento aos usuários, uma em cada turno.
Com os novos canais de comunicação, houve aumento de 30% na localização de pessoas de janeiro a junho deste ano, quando o índice é comparado ao mesmo período de 2014.
Registro de BO (DPP)
Para registrar o desaparecimento de alguém na capital – boletim de ocorrência (BO) – é necessário que um parente de primeiro grau ou o cônjuge compareça à sede da DPP, no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Rua das Hortências, s/n, Pituba, e informe os dados para identificar o desaparecido. Deve ser apresentada uma foto atual para divulgação nas mídias sociais.
Nos casos de desaparecimentos ocorridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior da Bahia, as ocorrências deverão ser feitas nas Delegacias Territoriais (DTs) da área onde a pessoa foi vista pela última vez.
Em situações de desaparecidos fora da capital ou em outros estados, é necessário que a unidade policial, onde foi registrado o fato, encaminhe cópias do boletim de ocorrência, termo de declarações da pessoa que comunicou o fato e foto recente da pessoa, com a devida autorização de divulgação nas mídias sociais, para o e-mail [email protected].
Reencontro (DPP)
Quando se trata de reencontro, é necessário se dirigir à DPP portando documento para que possa ser feita a pesquisa. Segundo a delegacia, é imprescindível ser parente de primeiro grau da pessoa localizada. Nos casos ocorridos no interior baiano, a orientação é procurar a delegacia territorial.
Portal do Servidor (DPP)
Especialmente voltada para os servidores estaduais, a versão móbile do Portal do Servidor reúne os principais conteúdos do site e amplia o canal de comunicação entre o Estado e o funcionalismo público. Desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o aplicativo, inédito e em versão inicial, dá acesso ao contracheque e à lista de parceiros do Clube de Desconto, programa que assegura aos servidores abatimentos de até 50% em produtos e serviços de empresas conveniadas.
A versão mobile do Portal do Servidor pode ser acessada por telefones celulares que utilizam o sistema Android. Uma versão para usuários dos sistemas iOS e Windows Phone também será disponibilizada no futuro.
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