Artigo : O TERRAQUEOISMO. Por/ Mover

DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR

Subsérie: Novas ideias, Sim! Diferentes, sim! Mas, que podem mudar o mundo, e para um mundo melhor para se viver!

 

 

INTRODUÇÃO:

Saibam todos que destas singelas elucubrações tomarem conhecimento, que o “insight” das “ideias” que dão forma e conteúdo a este ensaio, foram criadas, tidas, ou imaginadas na noite do dia 22 de outubro do ano de 2018, contados a partir do ano da graça do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Ideias” estas, as quais, ofereço com carinho à todas as mulheres, pois, foi uma delas que conseguiu mudar o rumo da história do uso do planeta como abrigo do “sapiens”, e ao mesmo tempo, iniciar o desenvolvimento da sociedade humana com a invenção da lavoura! Isto, há dez ou onze mil anos atrás! Em particular dedico este mesmo ensaio à minha amiga Maria da Conceição dos Santos Andrade.

 

1* O neologismo “terraqueoismo” foi adotado para que não o confundamos com o “terraquismo” tão falado na geopolítica! Eles se referem a mesma coisa sob dois enfoques diferentes. O “terraqueoismo”, como um sentimento de sua origem, e de seu nascimento, E mesmo como um gentílico universal. O “terraquismo”, como uma referência analógica entre fonte de produção e fonte de consumo comercial, na instância da geopolítica global.

 

2* Antes que os filósofos da vida metam o bedelho, aqui, fica o aviso! Não darei tratamento etológico a este ensaio, “homo animalis differunt”, muito menos um enfoque geopolítico. Gente! Isto aqui é somente a exposição de uma ideia e nada mais! Mas, referir-me-ei ao “sapiens” sob uma visão mecanicista, como um “Ser” duo, matéria/energia.  Este marcador de leituras 2* é dirigido a meus leitores espiritualistas.

 

  1. O que é o “terraqueoismo”?
  2. Quais ideias e fatos dão sustentação a minha proposta de se adotar o “terraqueoismo”?
  3. Como o homem adquiriria mais facilmente, sem traumas e mais naturalmente este conceito de “terraqueoismo” sem isto lhes ser imposto?

 

3* Respondamos primeiro a estas três perquirições para depois iniciarmos o ensaio! Para princípio de conversa! As teorizações de Friedrich Ratzel (1844-1904), sobre geopolítica, perante minhas ideias são insignificantes! Minha proposta é, (como veremos), infinitamente maior e mais importante, sobretudo muito diferente do terraquismo da geopolítica de Ratzel.

 

4* Respondendo A). O “terraqueoismo” é uma nova iluminação na mente do homem. É o homem se ver como filho do planeta, e não mais, como filho de uma Nação qualquer! Nasça onde nascer! Nele prevalecerá o sentimento de filho do planeta! Um presidente de uma grande Nação coerentemente já dissera que no caso de uma invasão alienígena todos nós, nos sentiríamos terráqueos! Mas, há modos e maneiras de se sentir terráqueo e adquirir este novo conceito de “terraqueoismo”! E não somente quando o planeta for invadido por alienígenas! Coisa que com certeza nunca acontecerá! Qualquer civilização no universo que vencer as distâncias entre as estrelas, já estará um milhão de anos mais evoluídas que os “sapiens” Williams Stephen Walking estava errado! Nenhuma civilização que chegar até aqui, nos molestará, tal perigo não existe! Imagine daqui a 200 (duzentos) anos ou mais! Partirmos para outro sistema solar, e lá num planeta encontrarmos uma colônia de toupeiras, nós as molestaríamos? Podíamos trazer até uns espécimes para estudos! Mas, nunca molestaríamos a colônia! Não faz sentido viajarmos tão distante para molestarmos animais indefesos, Garanto! Walking estava errado! 

 

5* Respondendo B). Aqui, proponho as condições necessárias para que os humanos se sintam terráqueos, isto é, pertencentes ao planeta Terra, e não pertencentes a um país qualquer! Torna-se necessário que as nações busquem avidamente por imigrantes! O que faria desaparecer os passaportes! Dentro de poucas gerações todos nós, nos sentiríamos terráqueos. Faríamos isto, adotando em todo globo o controle da natalidade. Que nos traria como consequência, uma busca por mão de obra em todas as Nações! O que provocaria o fim dos passaportes e consequentemente o fim das fronteiras políticas, embora, as fronteiras aduaneiras continuassem. (Ainda que por algum tempo).

 

6* Respondendo C) Com o fim simbólico das fronteiras ideológicas e políticas, o sentimento de nacionalidade estaria sepultado. E o melhor de tudo! Logo logo, as 17 mil ogivas atômicas seriam desmontadas. Logicamente, reinaria a paz entre as nações e entre os homens, pois, a riqueza sendo distribuída! Cessariam as disputas que nos tornam tão selvagens quanto os animais o são! Existe uma diferença nestes dois tipos de selvageria! O animal o é, unicamente por sobrevivência! O homem por burrice, maldade, estupidez, ganância e mais algumas mazelas!

 

VAMOS REPETIR A LADAINHA

7* A primeira coisa a se fazer para todos humanos adquirirem o sentimento de terráqueo, será adotar o controle da natalidade, com as populações diminuídas, dentro de pouco tempo, as correntes migratórias serão bem-vindas e mesmo estimuladas a migrarem para as regiões mais ricas, industrializadas e promissoras. Não é necessário acabar com as nações, basta somente acabar com os passaportes! O trânsito das pessoas no planeta seria completamente livre! Todos circulariam livremente entre as nações, somente o controle alfandegário continuará a existir, num futuro distante nem isso!    

 

8* Para a humanidade adotar o sentimento de “terraqueoismo”, (pois o “terraqueoismo” não é uma crença ou ideologia), mas, simplesmente um novo posicionamento de cada um, com relação a seu planeta, e não com relação a qualquer parte deste mesmo planeta a que possamos chamar de “país” ou Nação. No fim, no fim! Nós nascemos foi na Terra. Embora possamos morar em qualquer parte dela. Pelo menos, no futuro vai ser assim! Se se diminuir a população em 50% estará salva a biodiversidade, já pensou o que isso significa para a humanidade? No mínimo estaria garantida a permanência da humanidade no planeta.

 

9* Para o falante, adotar o “terraqueoismo”, não é necessário que este lhes seja imposto, como disse acima, basta somente acabar com os passaportes! O trânsito das pessoas no planeta será completamente livre. As regiões extremamente atraentes, terão suas populações tão concentradas que chegarão a um ponto! Em que estas regiões não crescerão mais, e não serão mais atraentes, o que provocará maciças migrações para outras mais atrativas, pois como o trânsito é livre, não havendo fronteiras para os homens, mas, somente para as mercadorias, as populações procurarão se distribuir em busca de melhores condições de vida, criando um equilíbrio populacional próximo do ideal. Muita concentração, muita concorrência por tudo. Surgindo daí, a dispersão e o equilíbrio populacional! Como o controle de natalidade não permitirá a população total crescer! As populações dos diversos países paulatinamente se distribuirão pelo planeta pacificamente e em ordem em busca de educação, trabalho e paz. A distribuição das diversas etnias pelo planeta com o passar dos séculos haverá uma miscigenação de todas elas, porque, ao se falar de “RAÇA” a ciência nos diz que só existe uma raça no planeta! A raça do “homo sapiens sapiens”! O que existe são muitas etnias, muitos povos. A miscigenação cuidará de criar um biótipo ou padrão único de “sapiens” que resultará num único genótipo no planeta. O que proporcionará uma crescente queda no número de enchedores de latrinas, até a sua completa extinção.

 

10* Imaginem a maravilha resultante dessa tomada de posição da extinção das fronteiras, mas, não da extinção das nações, o que não será necessário, basta não haver mais passaportes, que não haverá necessidade de se extinguir as Nações. Eis o que é esperado para um mundo sem passaportes e com rígido controle de natalidade. Por questões comerciais, no início as fronteiras aduaneiras devem permanecer, num futuro não previsível no momento, elas desaparecerão naturalmente, por inúteis que se tornarão. Os computadores já estão fechando as aduanas internas nos países.

 

ANALISEM A LÓGICA DESTES ITENS:

COMO AS RESULTANTES DO “TERRAQUEOISMO”

  1. Abundância de alimentos a custos extremamente atraentes, baixando os custos dos produtos de todos os tipos, principalmente os essenciais! Seus preços então seriam realmente regulados pela lei da economia, conhecida por todos, (do feirante ao industrial), “lei da Oferta e Procura”.

 

  1. Oferta de energia a custos também baixos.

 

  1. Desativação de todas Usinas atômicas, por gerarem energia não competitiva com as energias renováveis, que

         finalmente poderiam suprir um planeta menos populoso. 

 

  1. Baixo custo da maioria das matérias primas, ainda existentes em abundância no planeta. (A diminuição do consumo estimula a oferta), olha a lei aí de novo!

 

  1. A diminuição proporcional em relação a população do planeta, do número de graduados nas universidades, causará uma consequente melhoria do ensino em todo planeta. Principalmente nas regiões mais pobres.

 

  1. Fim da xenofobia e do racismo e de outras imperfeições tão naturais nos sapiens dos dias de hoje. A distribuição e a circulação da população livremente por todo planeta trará com o passar dos tempos, (tempo que inexoravelmente passará!), a tão falada língua única para o “homo sapiens sapiens” que finalmente poderá ser chamado de “homo sapiens sapiens”! Pois, este novo “homo sapiens sapiens” não mais se sentirá filho desta, daquela ou de uma Nação qualquer! Mas sim, descendente do povo do Vale Turkana, e filho do planeta Terra. Para isto acontecer! Reconheço! Lá se vão cinco séculos.

                            

11* Finalmente, com o sentimento do “terraqueoismo” adquirido e já inato nas gerações subsequentes, haverá a tão sonhada paz universal, esta é a primeira proposta para se estimular a adoção do “terraqueoismo”, outros pensadores inteligentes irão nos apoiar nesta empreitada. O grande problema a ser enfrentado será a burrice dos governantes do planeta, que sempre preferiram e preferirão enfrentar o abismo do CAOS, que ver seus PIBs diminuídos, embora esta diminuição seja proporcional a diminuição da população. Mas, quem pode com a burrice?  Por falar em burrice, vejam o ensaio postado nesse blog (O ELOGIO DA BURRICE). Para se inteirarem, do quanto esta peste está enraizada na atual sociedade humana.

 

12* Com a chegada do “terraqueoismo” a riqueza naturalmente, será uniformemente mais bem distribuída, sobrarão empregos, mesmo os subempregos serão muito mais bem remunerados.  

 

13* Os hospitais se esvaziarão pela metade ou mais! Por falta de pacientes, como efeito da efeito da diminuição da população, então, o número de pacientes cairá vertiginosamente! Então não mais haverá falta de leitos! A saúde será absolutamente e totalmente gratuita. Somente os remédios serão pagos.

 

14* A justiça verá suas salas de julgamentos esvaziadas pela distribuição da renda e pelo excesso da oferta de empregos bem remunerados. (Não sejamos hipócritas, e enfrentemos a verdade). Ora! Também não sejamos ingênuos!

 

VOLTEMOS A NOSSA TÃO MALTRATA MORADA

15* Os 7,6 bilhões de enchedores de latrinas, outubro de 2018, (não me culpem por esta pecha), antes descarreguem seus furores no polímata ausente Leonardo da Vinci. Dizem noutras palavras, que as ausências causam furores acompanhados de atrevimentos!    Se conseguirmos adotar o “terraqueoismo” e a adoção do controle da natalidade, conseguiremos dentro de duas gerações reduzir até 1/5 da população atual!

 

O PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA.

16* A sua “front page” de 25 de dezembro de 2012 trás um texto onde há tantas verdades que vou transcrevê-lo aqui “ipsis litteris”. (“Eduque os pais e governos, ou não conseguirá dar água e alimentar tantas crianças, chorarás com elas, mas, com isso não as alimentarás. Ainda assim, se saciares milhões delas não saciarás bilhões delas, pois a terra é limitada (e na tentativa de saciá-las, destruiu toda a natureza), então descobrirás que apenas enganou-as por algum tempo, chegou ao limite e piorou a vida delas, pois também destruiu a esperança e o futuro. Única solução”).

 

17* Tomei conhecimento desse movimento na época, nunca mais ouvi falar dele, nem quais resultados foram alcançados, sei que é muito duro lutar contra a burrice, Uma página na net de um grande cidadão, me pôs a par do PROTOLOCO DE JOINVILLE. De 2012. O cidadão é o Aurelio Mayorca. Inventor, ambientalista, ensaísta e filósofo autodidata”). [email protected]

 

  A DEMOGRAFIA

18* Agora me dou conta de que existe uma área do conhecimento humano que já nasceu morta, pelo menos para reclamar, não se houve suas vozes, muito menos seus gritos e lamentos a respeito da maldita explosão demográfica, que vai matar e está matando o planeta, parece que a classe vive da explosão demográfica. Nunca vi a voz de um demógrafo que seja, reclamando, veementemente nas ruas ou na mídia! (Ou será que não existe tal profissão! E a ciência da demografia onde fica?), foi criada somente para contar enchedores de latrinas? Nunca ouvi eles fazendo um movimento sequer! reclamando ou tratando desse assunto, será que não gostam de queimar pneus, devido a fumaça que sobe e polui a atmosfera? Ou não querem se parecer com a plebe ignara! Ou seria a mídia que esconde tais reclamações! Já sei! É uma classe desunida, que vive disputando empregos nos governos corruptos de todas as Nações em que os corruptos estão no comando! Posso também morar no interior e ser mal informado! Ou será que meu tico e meu teco deixaram de funcionar? Que pigorra é esta! O que Há! Com os homens da ciência demográfica? Vejam bem! Tenho alguns bons amigos demógrafos, esta brincadeira é dirigida somente a eles. Que a classe fique de fora. Liguei para um deles e disse que estava escrevendo um ensaio sobre o controle da explosão demográfica. Naturalmente via controle da natalidade. Ele me disse tire Malthus disso, e não vá escrever merda. Foi a conta, eis o resultado.

 

19* A longo prazo o “CONTROLE DA NATALIDADE” pode nos oferecer consequências insuspeitadas e benéficas para a humanidade…

Como está, é burrice continuar. E ponha burrice nisso!

 

No próximo ensaio vou tratar da nossa solidão no universo.

Deve ser a velhice! Só penso em armagedom! Ou seria minha veia nostradâmica?

 

Edimilson Santos Silva Movér

DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR
Subsérie: Comentários sobre uma das obras de
um “Ser” especialíssimo.

Vitória da Conquista, Bahia

25/10/2018

77-99197 9768

www.edimilsonmover.com