O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entrará nos trilhos. Assinaremos o contrato de concessão, através de Parceria Público-Privada, nos próximos dias. A Companhia de Participações em Concessões (CPC), subsidiária da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) – que opera a Linha Amarela em São Paulo – concluirá as obras e operará o sistema por 30 anos. A proposta do grupo, entregue em leilão na sede da BM&F Bovespa, apresentou deságio de 5,05% ao subsídio anual do Estado, que será de R$ 127,6 milhões. Como a própria CCR definiu: “a obra marcará a chegada da empresa no Nordeste”; a população de Salvador e este Governo não esperam menos.
O metrô “calça curta” virou passado. O trecho de 6,6 km já construído e estagnado ao longo de anos, finalmente será retomado. Agora, o metrô atingirá 41,2 km de extensão, em até 42 meses de obras. Este é o compromisso do Governo da Bahia, que vai implantar um meio necessário e eficiente de transporte urbano na capital, interligando-a ao município de Lauro de Freitas.
Após 13 anos de espera e falsas promessas, teremos o metrô funcionando a partir de 2014. Esta será mais uma marca de Jaques Wagner: o governador que mais investiu em obras de mobilidade em Salvador. Dentre as grandes intervenções, listo a Via Expressa – uma das maiores obras viárias urbanas do país – e os Corredores Transversais. Antes das obras que o governo baiano realiza, qual foi a última grande obra de mobilidade nessa cidade? Alguém se lembra?
Os Corredores Transversais foram pensados como um conjunto de intervenções de mobilidade urbana, a fim de racionalizar a circulação em Salvador e alimentar as estações de metrô, facilitando o acesso de usuários, além de ligar o chamado “miolo” da cidade à orla atlântica e à orla suburbana. A construção deles já foi iniciada, com a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar. As demais avenidas que compõem esses corredores terão início ainda em 2013.
Como filho de Salvador, me somo a todos os que terão de volta a certeza de que obras grandiosas como esta podem se tornar realidade. Toda grande metrópole precisa de transporte de massa e Salvador ainda deixa muito a desejar. Os serviços oferecidos pelos ônibus não são suficientes. A precariedade existente colabora com o aumento do número de carros nas ruas – o que acarreta caos no trânsito. Essa realidade vai mudar.
Sob o comando do Governo da Bahia, serão investidos R$ 4,2 bilhões para a implantação de todo o sistema metroviário. O traçado, estruturado nos ramais ‘Linha 1’ e ‘Linha 2’, ligará a estação da Lapa a Cajazeiras/Águas Claras e a Lauro de Freitas.
Chegar a Cajazeiras é honrar o compromisso assumido pelo governador Jaques Wagner com a população, ratificado pela nossa presidenta Dilma Rousseff. A estação beneficiará toda a população do bairro.
As distâncias entre as moradias e os locais de trabalho, de estudo, será facilmente percorrida, com horários estabelecidos, evitando longas esperas e atrasos. Vamos cronometrar o percurso.
Salvador merece essa eficiência, que é sinônimo de desenvolvimento. A rapidez nas idas e vindas das pessoas faz parte das melhorias que o governo baiano tem para a nossa capital.
Integrado ao sistema de ônibus, o custo do transporte será de R$3,90, não importando se será feita uma ou duas integrações. Os usuários exclusivos do metrô pagarão pela passagem o valor de R$3,10.
Reforço que a eficiência de uma PPP impõe um forte ritmo de obra, como feito na construção da Arena Fonte Nova. A cada estação construída, com terminal de integração, mais um trecho liberado. Será assim durante toda a implantação.
A solução dos gargalos do trânsito e a extinção de pontos de estrangulamento na cidade só podem ser conquistadas com intervenções estruturantes, sendo estas pensadas e defendidas pelo governador Jaques Wagner. Chega de vaivéns, de atrasos, de tentativas fadadas ao fracasso. Teremos um novo padrão de mobilidade. O metrô de Salvador entra nos trilhos! Nós conseguimos os recursos, construímos os projetos e estamos fazendo uma Salvador melhor.
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