Bahia e Holanda firmam acordo para gestão e operação do estádio da Copa em Salvador

Amsterdam Arena vai preparar pessoal para operação da Fonte Nova

15102009-140531-1


Maquete: Fonte Nova terá estrutura para receber grandes shows (crédito: Secopa)
Tamanho da letra

Karlo Dias – Salvador
postado em 28/04/2011 08:21 h
atualizado em 28/04/2011 08:38 h

Uma parceria entre a Amsterdam Arena Advisory, a Universidade do Estado da Bahia – Uneb e a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), marca o início de um convênio entre as três instituições com o objetivo de promover a formação técnica das equipes que vão trabalhar na gestão e operação dos novos estádios brasileiros.

O acordo firmado ontem (27), foi o primeiro resultado concreto da visita do secretário Ney Campello, da Secopa,ao Estádio de Amsterdam na Holanda, em março passado. A Amsterdam Arena, empresa responsável pela operação do gigante holandês, possui um pré-contrato de consultoria com a Fonte Nova Negócios e Participações para operação da Fonte Nova.

Com a aproximação da Copa do Mundo, as doze cidades sede, preparam o palco dos jogos. “Os novos estádios terão capacidade de operação, além das características tecnológicas, completamente distintas das que vemos hoje no país, daí a necessidade de se ter pessoal capacitado para trabalhar com e nestes equipamentos”, explica o professor Lourisvaldo Valetim, reitor da Uneb.

Segundo o reitor, a formação será iniciada ainda este semestre. A primeira turma contará com 30 mutiplicadores. A segunda com 50. Os cursos estão sendo formatados pela Pró reitoria de Extensão, juntamente com a Arena do Brasil, braço da empresa holandesa no país.

A idéia é formar futuros gestores, mas também criar oportunidade de qualificação para quem vai trabalhar nos eventos que serão realizados no estádio. Conforme explica João Vaz, vice presidente da Arena do Brasil, a construção do estádio em Amisterdam mudou completamente as características de desenvolvimento da região onde foi instalado.

Em dias normais, segundo Vaz, o estádio holandês emprega apenas 55 funcionários fixos, mas durante os eventos, chega a absorver mais de 2 mil trabalhadores temporários, parte deles, moradores do entorno.

“O mesmo que deve ocorrer com a Fonte Nova, que está muito próxima do Centro Histórico de Salvador, mas também de áreas degradadas como a Rua da Independência – Cracolândia baiana. O estádio servirá como um catalisador econômico para a área. Para isso, vamos capacitar os moradores do entorno, que naturalmente desenvolverão atividades comerciais relacionadas aos eventos”, ressalta o secretário Ney Campello.

Amisterdam Arena tem capacidade de mudar de cara a cada novo evento (crédito: Arena Brasil )
Experiência bem sucedida

O Amisterdan Arena é uma experiência bem sucedida que tem uma fórmula simples: soma mais eventos, com ampliação constante do número de visitantes por evento, ao valor gasto em cada visita ao estádio, oferece por outro lado, alto nível de segurança e conforto, além da diversidade na mudança das estruturas para operação dos eventos os mais distintos possíveis.

A equação foi apresentada durante a palestra de Henk Markerink, CEO da Amisterdam Arena e presidente da Arena do Brasil, que antecedeu a assinatura do acordo entre as instituições. O mesmo modelo deve ser aplicado na Bahia.

Nos últimos 10 anos, o estádio holandês foi palco de grandes jogos do futebol europeu. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram o estádio, número maior do que a soma das visitas nos principais museus do país. 330 partidas de futebol foram realizadas na Arena, na maioria partidas do AFC Ajax na Eredivisie (Primeira divisão Holandesa de Futebol). 110 concertos, com um recorde de 70 000 espectadores no concerto de Celine Dion em 1997. Recentemente, os 120 mil bilhetes do U2 para dois espetáculos na sua tournée de 2009 foram vendidos em 10 minutos.

A agenda do Amisterdam Arena recebe aproximadamente 3 eventos por semana. O estádio muda de cenário constantemente. Em menos de 24 horas o gramado dá lugar a espetáculos de música, teatro ou dança, a eventos corporativos, ou mesmo sociais.

Entre os grandes eventos realizados no estádio estão: o casamento real do Príncipe William Alexander e Máxima Zorreguieta Cerruti, o velório do cantor popular holandês André Hazes, os shows de  Robbie Williams, U2, Michael Jackson, George Michael, Celine Dion, Bon Jovi, Madonna, Justin Timberlake, David Bowie, Tina Turner, Lenny Kravitz, entre outros.

O estádio também é palco do The Sensation (Black and White). Uma das maiores haves da Europa, reúne milhares de amantes da música eletrônica. Já foram realizadas 18 edições da festa na Arena.