Maurício Naiberg
Superando um sistema tático bem montado em campo, o Bahia conquistou seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro da Série A jogando no Pituaçu, na noite deste domingo, ao vencer o Figueirense por 3 x 1, em partida válida pela décima terceira rodada da competição. Com este resultado, o tricolor se afasta da zona de rebaixamento, chegando aos 15 pontos e subindo para a décima terceira colocação. Sem tem para perder, o time de René Simões inicia a preparação para o confronto contra o São Paulo na quinta-feira, no Morumbi.
Tricolor supera pressão com gol de Reinaldo
Com um time bastante ofensivo, o tricolor entrou em campo pressionado por não ter vencido nenhuma partida dentro de casa neste Campeonato Brasileiro. O técnico René Simões resolveu colocar o que tinha de melhor para tirar essa maré de azar: Carlos Alberto, Ricardinho, Jóbson e Reinaldo. Mas, mesmo com essa formação, o time mandante teve muitas dificuldades para furar o bloqueio defensivo dos catarinenses.
Desorganizado taticamente, o tricolor chegou a passar sufoco até os 42 minutos, quando o atacante Reinaldo resolveu a parada e fez a festa no Pituaçu. Após uma confusão na área, o lateral-esquerdo Ávine chutou com força e a bola sobrou nos pés do ex-jogador do Figueira, que dominou e tocou na saída de Wilson, estufando as redes do adversário.
Ávine marca, Bahia toma sufoco, mas vence a primeira no Pituaçu
Sem Carlos Alberto, com uma indisposição estomacal, o técnico do Bahia optou por dar mais velocidade no ataque, com o jovem Gabriel. A intenção era puxar rápidos contra-ataques para Jóbson e Reinaldo. Em diversos momentos essa ideia deu certo, contudo, o Figueirense não desistiu em nenhum momento e criou vários lances perigosos.
Porém, depois de desperdiçar algumas oportunidades, a zaga catarinense voltou a abrir espaços e o tricolor não teve perdão novamente. Aos 26, o meia Ricardinho mostrou sua categoria ao fazer um lançamento sensacional na cabeça de Ávine. O lateral tricolor desviou de cabeça, tirando Wilson da jogada.
Precisando do empate e já no desespero, o Figueira voltou a pressionar a defesa tricolor e em uma jogada na esquerda, ao 39, conseguiu diminuir o placar. O lateral Juninho partiu com tudo e chutou rasteiro para a defesa de Lomba, que rebateu nos pés de Wellington Souza. O atacante alvinegro só fez empurrar para o fundo das redes, colocando fogo no jogo.
E com o sistema defensivo escancarado, os catarinenses abriram espaços e tricolor fechou o caixão aos 48. Depois de driblar todos zagueiros do Figueira, Jones entrou na área e chutou no ângulo de Wilson, fazendo a festa da torcida.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador-BA.
Data: 30/07/2011 às 18h30.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira.
Assistentes: João Nobre Chaves e Herman Brumel Vani.
Bahia: Marcelo Lomba; Marcos (Fabinho), Titi, Paulo Miranda e Ávine; Marcone, Fahel, Ricardinho e Carlos Alberto (Gabriel); Reinaldo (Jones) e Jóbson. Técnico: René Simões.
Figueirense: Wilson; Coutinho, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Pittoni (Helder) e Elias; Júlio César (Héber) e Aloísio (Wellington Sousa). Técnico: Jorginho.
Deixe seu comentário