Em duas décadas e meia de existência, a Companhia trouxe inovações, contribuiu para o desenvolvimento do estado e se tornou a maior concessionária de gás natural do Norte-Nordeste
O ano era 1994. Cerca de 10 colaboradores, em um escritório ainda inacabado, davam os primeiros passos para que os baianos viessem a usufruir dos benefícios de uma energia mais limpa, eficiente e econômica: o gás natural. Naquele momento, 11 indústrias eram os primeiros clientes a experimentarem as vantagens do energético, abastecidos por uma rede de gasodutos de 53 km de extensão. Foi assim que a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás começou a escrever a sua história.
Hoje, passados 25 anos, a Companhia cresceu e se tornou a maior concessionária estadual de gás natural do Norte-Nordeste e uma das maiores do Brasil. Atualmente, a Bahiagás atende a quase 60 mil clientes, entre os segmentos industrial, residencial, comercial, automotivo e termelétrico, com uma rede de gasodutos de aproximadamente 1000 km de extensão.
Essa evolução se deve ao esforço conjunto do seu corpo de trabalhadores, ao planejamento estratégico e a todo o investimento que a Companhia faz. Só em 2018, foram investidos, aproximadamente, R$ 60 milhões, o que permitiu a ampliação da malha de gasodutos, ligação de novos clientes e a melhoria da sua infraestrutura. Em 2019, a previsão é ultrapassar a marca dos 61 mil clientes, com a interligação de mais 6 mil novas unidades consumidoras.
Principais marcos
A trajetória de duas décadas e meia da Bahiagás é marcada por muito trabalho, superação de desafios e conquistas. Tudo isso é representado por importantes acontecimentos, que são verdadeiros marcos na história da Companhia. Confira, abaixo, alguns deles:
1997 – Neste ano, a Bahiagás iniciou a construção da rede de gasodutos para atender o Centro Industrial de Aratu e ampliou o atendimento ao Polo Industrial de Camaçari.
1999 – A Bahiagás iniciou a construção de gasoduto para atender Salvador e passou a fornecer gás ao primeiro posto da Bahia a comercializar o gás natural veicular (GNV), o Posto Ceasa (BR).
2003 – A Bahiagás faz um importante movimento de interiorização do gás natural com o início da construção de um gasoduto para atender a cidade de Feira de Santana e municípios da região. Além disso, neste ano, a Companhia passou a atender o primeiro cliente residencial, o edifício Michelangelo, no Loteamento Aquarius.
2007 – O Salvador Shopping torna-se o primeiro shopping do estado a usufruir dos benefícios do gás natural fornecido pela Bahiagás. Início de operação do campo de Manati, o que propiciou o aumento da produção de gás natural no estado.
2010 – Entra em operação o Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), ampliando a capacidade de suprimento da Bahiagás.
2011 – É inaugurada a Estação de Transferência de Custódia (ETC) de Itabuna.
2015 – É inaugurado o Gasoduto Itabuna-Ilhéus, maior obra com participação do Governo do Estado naquela região.
2017 – Bahiagás alcança a marca de 50 mil clientes residenciais consumindo gás natural. Além disso, neste ano, a Companhia inovou no mercado de gás natural ao lançar a primeira Chamada Pública para aquisição do energético.
2018 – Começam as obras do Gás Sudoeste. Ainda em 2018, aconteceu a Chamada Pública Coordenada, em parceria com outras concessionárias de gás natural do Nordeste, e a assinatura dos termos de compromisso para um estudo de viabilidade técnica de fornecimento de gás natural nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
2019 – Inaugurada a sede da Bahiagás na cidade de Jequié e realizada a assinatura do termo de compromisso para estudo de viabilidade técnica de fornecimento de gás natural em Vitória da Conquista.
De olho no futuro
O Plano Plurianual de Negócios (PPN) da Bahiagás prevê, ainda, a aplicação de R$ 645 milhões nos próximos cinco anos, destinados, em sua maior parte, à massificação e interiorização do uso do gás natural, sempre em sintonia com os macroprojetos do Governo do Estado.
No período 2019-2023, deverão ser implantados 538 km de rede de distribuição, com perspectiva para ligação de 39,6 mil novos clientes em todo o Estado. Desta forma, a Bahiagás espera atingir, em 2023, a marca de 95 mil unidades consumidoras ligadas e 1.486 km de rede construída.
O principal empreendimento previsto para o período é a continuação da implantação do Gás Sudoeste – Duto de Distribuição do Sudoeste, que interligará as cidades de Itagibá a Brumado, beneficiando diretamente 12 municípios da região, vindo a ser o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil.
É assim, trabalhando muito e superando desafios, que a Bahiagás espera que os próximos anos continuem sendo de mais sucesso na sua história.
Gabriel Serravalle – Jornalista
Fernanda Souza – MTB: 3607 – BA
Gerente de Comunicação
(71) 3206-6047 / 99980-9127
Deixe seu comentário