O final do mês de novembro se aproxima, e com isso a Black Friday, que é um dos momentos mais esperados do ano pelos consumidores, devido aos grandes descontos, chegou. No Brasil, a data foi implantada no comércio desde 2010, devido aos altos índices de compra registrados após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Em Vitória da Conquista a data é uma das mais esperadas pelo comércio e para os clientes, sendo que para Humberto Ferraz, gerente de uma loja de eletrodomésticos: “Há três datas comemorativas muito fortes, que é o dia das mães, natal, e a Black Friday, que hoje, supera todas as datas comemorativas em relação à movimentação do mercado”.
Para o gerente, a data por si só recebe um grande marketing de toda a mídia, o que atrai de fato muitos clientes às compras. Ainda assim, Humberto reforça que a loja em que trabalha realizou diversas campanhas em prol da data: “Preparamos durante a semana: faixas, divulgações em rádio, carreatas (…). Como a gente espera a Black Friday por si já traz o cliente pra rua, mas mesmo assim a nossa loja trouxe a sua própria divulgação atraindo os clientes para comprar mais em conta”, declarou o gerente.
Em meados de uma crise econômica, o Brasil teve uma grande queda nas vendas neste ano, que para Humberto, foram supridas diante do Black Friday, que conseguiu atingir as metas e expectativas de vendas em comparação as outras datas do ano.
Jeitinho brasileiro:
Embora a Black Friday tenha sido originada nos Estados Unidos, acontecendo na última sexta-feira de novembro, no Brasil, a data se estende em muitas lojas locais, começando na sexta e indo até o domingo. Para Humberto, essa foi uma criativa jogada do povo brasileiro, que segundo o gerente é um fator de destaque em relação aos Estados Unidos, visto que um dia apenas não atende a grande demanda de clientes: “Hoje muitos comércios estendem a data no sábado e domingo, atendendo aos clientes que não puderam vir na sexta-feira, e que só podem comparecer as lojas no domingo, que é um dia mais calmo. Então o brasileiro saiu na frente nesse sistema, porque atende um número maior de clientes”, explica Humberto.
Vantagens:
De acordo ao vendedor Cássio Fernando, a data é muito boa porque incentiva às pessoas a comprarem mais: “É geralmente o momento mais esperado para o cliente fazer as compras. Por isso fizemos muitas divulgações e investimos bastante, pra ter muito retorno”.
Para o vendedor, o comércio da cidade foi afetado pela crise, de modo que os clientes estavam aguardando a data em busca de melhores descontos: “O comércio está sofrendo um aquecimento, devido à crise as vendas estavam bem paradas no início de mês, porque os clientes estavam aguardando ao famoso Black Friday, que a mídia influencia bastante” desse modo: “O público muitas vezes guarda o dinheiro e espera o feriado pra não desperdiçar e ter um desconto maior”, explica ele.
O estudante Gabriel Gusmão, comprou neste sábado um smartphone de última geração e afirmou que a data foi o que o levou a fazer a compra: “O que me motivou a fazer a compra hoje foi a Black Friday, os preços estão realmente ótimos”.
Para o estudante a crise sem dúvidas deve ter afetado as vendas, mas não o bastante para atingir de modo negativo o comércio local. Sendo que mesmo com as promoções, Gabriel afirma ter feito uma pesquisa de custo, para realizar a compra em um local que melhor atingisse o seu bolso.
Para Gabriel o brasileiro também saiu em vantagem em relação aos Estados Unidos: “Não sei muito sobre a história do Black Friday, mas é bom ter um final de ano com preços baixos. Nem todo mundo em um dia pode fazer a compra, assim, sendo em mais dias facilita para que o consumidor possa vir efetuar as compras”, afirma o estudante satisfeito com a sua aquisição.
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