A vasta região que compreende hoje como o município de Brumado, desde o século XVIII já era conhecida, como rota de passagem para os garimpeiros para a região de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas (atual município de Rio de Contas). Que vinham da região das Minas Gerais e da capital provincial Rio de Janeiro.
Nos idos de 1700 para frente, a região começou a ser povoada, e segundo os registros tudo começou a partir de duas fazendas: Campo Seco e a de Bom Jesus dos Meiras.
“Em 1759, uma porção de terra que ficava entre Campo Seco e Bom Jesus pertencia ao capitão Estevão Pinheiro de Azevedo. José de Souza Meira foi dono da fazenda Campo Seco por pouco tempo. Aqui não se pode confundir sobre as localidades, pois como já descrito, os Meiras moravam a cerca de dez quilômetros da fazenda Campo Seco e nunca tinham sido donos desta, antes que José de Souza Meira a comprasse. Fato é que José vendeu a Fazenda Campo Seco para Lourenço de Almeida. Lourenço de Almeida foi uma das figuras principais da povoação de Brumado, considerado o primeiro senhor da fazenda Campo Seco, visto que sua filha casou-se com Antônio Pinheiro Pinto, da família Canguçu. As duas localidades — Bom Jesus e fazenda Campo Seco — foram fundidas, através do enlace matrimonial entre Inocêncio Canguçu e Prudência Rosa de Santa Edwiges, filha de Francisco de Souza Meira. Estas duas famílias, Canguçu e Meira, são consideradas centrais no povoamento do município.”
Em 1810, Bom Jesus dos Meiras passou a pertencer a esta, sendo elevado à categoria de freguesia, em cumprimento ao decreto-lei provincial nº 1 091, de 19 de junho de 1869, elaborado pelo Vice-Presidente da Bahia, Antônio Ladislau de Figueiredo Rocha. Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras, emancipou-se de Caetité, por força da lei provincial nº 1 756, sendo elevado à vila. O projeto da reivindicação para o estatuto de vila foi do deputado da Província da Bahia, Marcolino Moura.
A Câmara de Bom Jesus dos Meiras foi instituída em 13 de fevereiro de 1878, funcionando na mesma localidade que funcionava a prefeitura antiga.
Em 1935, foi criada a Comarca de Brumado, que abrangia também o município de Ituaçu, então chamado vila do Brejo Grande. Em 1936, em cumprimento da lei estadual nº 119, de 5 de novembro daquele ano, o distrito de Cristais foi adicionado ao município, e em 1937, de acordo com a divisão territorial de 31 de dezembro do mesmo ano, mais três distritos foram anexados ao território: Olhos d’Água (hoje Itaquaraí), Santa Bárbara dos Casados (hoje Ubiraçaba) e São Pedro (atual município de Aracatu) Embora este último já fizesse parte do território, apenas por formalidade política, teve que ser citado novamente como novo distrito anexado, pois na época em que fora anexado, chamava-se Gameleira dos Machado, anexado a Bom Jesus dos Meiras, mas agora foi formalizado como São Pedro e anexado a Brumado.
Deixe seu comentário