Secretaria de Educação realiza ação preventiva contra bullying em escola da rede municipal de conquista
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência (NPMV) nas Escolas, realizou uma palestra com o tema “Bullying…tô fora!”, com servidores e alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Baixa da Fartura, ligada ao Círculo Escolar Integrado do Assentamento Sede II. O objetivo foi mostrar que bullying não se trata de brincadeira, mas de violência. A ação foi realizada pela neuropedagoga, Cleire Alves, e pela advogada Patrícia Borba.
Cleire destacou que o bullying tem pelo menos três características. A primeira é que é repetitivo; a segunda é que busca sempre atingir o outro, humilhar; e a terceira é que precisa acontecer em relação aos pares, nunca vai acontecer de aluno para professor e vice-versa, porque eles não são pares, seja colegas da mesma sala, da mesma escola e assim por diante.
Ainda segundo Claire, tem aquele que comete o bullying, que é o bully, o agressor. É aquele que se sente melhor, superior ou o que acha que pode maltratar, inferiorizar os colegas. Tem a vítima que pode ser qualquer aluno que seja mais retraído, tímido, ou que seja diferente em alguma característica física, alguma coisa que destoa dos demais e que isso seja suficiente para que alguém ache que ele necessita ser posto em evidência de forma negativa. “É achar que todos precisam ser iguais e nós não somos iguais. E a terceira é a plateia que pode ser de duas formas. Tem aquela que incentiva para que aconteça a briga e a outra, geralmente um, dois, três pouquíssimos, que acolhe a vítima e diz você não está sozinho, nós vamos te ajudar. Venha para o nosso grupo”.
A vice-diretora Márcia Rodrigues afirmou que a palestra é enriquecedora e benéfica na educação para que os alunos adquiram valores, como a importância do respeito, cuidado e bem-estar no ambiente em que vivem. As alunas Ana Clara, 7º ano, e Ana Vitória Medeiros Rocha, 6º ano, gostaram da palestra. Ambas disseram que foi muito educativa e aprovaram a iniciativa e a parceria com o NPMV.
Deixe seu comentário