Aconteceu na última quinta-feira (09), o último encontro da Oficina de Atualização e Formação Profissional em Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Realizada pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), a oficina contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Diretorias de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica. O objetivo da ação foi divulgar o PCDT/IST e atualizar os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que compõem a rede municipal de atenção.
Segundo informações da coordenadora do Caav, Riviane Santana, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, publicou recentemente a atualização do Protocolo. “Foram incorporados avanços importantes, como a atualização de tratamento, a incorporação de medicamentos e procedimentos no Sistema Único de Saúde”, explicou.
Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem: critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS.
Foram realizadas, ao todo, quatro oficinas: duas no mês de junho, uma em julho e esta última agora, em agosto, sempre de segunda a quinta-feira, em um total de 30 horas. Para Riviane Santana, a realização da oficina desempenha um papel de grande importância, já que é o PCDT que norteia o acesso às práticas e tratamentos recomendados pelo SUS. A coordenadora do Caav afirma: “Essa atualização dos nossos profissionais é uma conquista na busca pela excelência naquilo que já vem sendo realizado, pela excelência no cuidado com a população.” Fonte PMVC
Deixe seu comentário