Tradicionalmente na maioria dos municípios e estados brasileiro, o inicio dos trabalhos legislativos das respectivas casas legislativas contam com as presenças dos Chefes do Executivo, que aproveitam do momento solene para levar uma mensagem de reflexão, intenções e pautas, do que se pretende realizar em seu estado ou município durante o ano em curso. Numa comunicação direta junto aos parlamentares e a população que representa. E essa interação de diálogo, comprometimento, reconhecimento e respeito, ao Poder Legislativo e o seu colegiado e a população, fortalece o espírito republicano, e segue a risca a constituição brasileira. E denota a civilidade dos representantes do povo. Poder Legislativo/Executivo.
Às vezes acontece de um ou outro representante do ente federativo não cumprir esta cortesia protocolar, mas, geralmente, quando o titular não vai, manda o vice, quando este estar impedido ou impossibilitado, naturalmente um representante mais próximo do gestor se faz presente. Mas, nem isso, ocorreu em Brumado. Não se sabe, se a atitude do Prefeito, foi proposital ou um gesto político de retaliação e revanche ao Poder Legislativo local. Dado as sequentes quedas de braço com parte da edilidade da casa, que vem acontecendo desde o inicio de seu mandato.
Mas o que surpreendeu mais ainda, foi a atitude da presidente da mesa diretora da Casa, em convidar o candidato derrotado nas eleições para prefeito em 2020, para palestrar e trazer a sua mensagem ao parlamento e ao povo de Brumado. Não que ele não seja digno de tal propósito ou missão, mas, simplesmente por ele não ter nenhum diploma que confere tal representação, exceto, a de uma sigla partidária. E ai se pergunta, mas ele tem um capital eleitoral carimbado nas eleições para prefeito, só perdeu porque dr. Geraldo Azevedo não aderiu a sua campanha. Será que isso justifica.!?
Estas cenas protocolizadas pelos representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Brumado, ao meu ver, demonstram a falta de espírito republicano das respectivas lideranças, na condução de seus mandatos. E no verdadeiro compromisso com seu povo. Que, quer resultado, quer representatividade e realizações.
Comendador Gildásio Amorim Fernandes -02/02/2022.
Deixe seu comentário