Em sessão especial realizada na sexta-feira (13), por iniciativa do vereador Sidney Oliveira (PRB), a Câmara realizou audiência pública para homenagear as personalidades que prestaram serviços através dos movimentos comunitários das associações de bairros.
Em sua fala, o vereador Sidney Oliveira destacou seu empenho e dedicação aos movimentos sociais, sendo ele também um grande ativista das causas comuns. Disse ainda que considera cada líder comunitário prefeito de sua região, pois acompanha de perto as carências da comunidade, sendo peças importantes para o crescimento da cidade e país. “Estou honrado em tê-los conosco”, disse.
Presidente do Movimento Unificado, Lucas Hipólito, destacou a iniciativa da homenagem feita pelo vereador Sidney às lideranças que se preocupam com a comunidade e ressaltou que o Movimento Unificado foi criado em 2005 para revitalizar as associações e dar consultoria para criação e ampliação da atuação das organizações populares.
Representando o prefeito Guilherme Menezes, João Alberto, presidente do Orçamento Participativo, afirmou que a valorização da participação popular tem sido uma marca do governo municipal, que tem colocado como prioridade ouvir a população através das associações e entidades organizadas, salientando que o Orçamento Participativo é um mecanismo para dar voz à sociedade.
Renato Silva, coordenador do Hospital de Base, falou da importância do trabalho realizado por cada associação e seus militantes, afirmando que “os líderes comunitários e as associações fizeram de Vitória da Conquista um espaço democrático para transformar a cidade”.
Representando o Bloco Parlamentar PCdoB, SDD, PRB, vereador Joaquim Libarino (PCdoB), parabenizou a iniciativa da homenagem e reclamou as dificuldades encontradas pelos presidentes de associações nos Cartórios de Registros, solicitando mais celeridade nestes processos. O parlamentar ainda sugeriu a implantação de uma espécie de “passe livre” no transporte coletivo para os presidentes de associações de bairro, garantindo que estas pessoas possam transitar livremente para resolver as demandas do seu bairro.
O vereador Hermínio Oliveira (SDD) falou em nome da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa parabenizando a iniciativa e destacando o poder das associações comunitárias nas reivindicações e direcionamento das demandas. Lembrou que, há seis anos, o bairro Guarani tinha 80% de infraestrutura executada através das lutas da associação de bairro.
Também participaram da audiência pública a Promotora Guiomar Miranda, os líderes comunitários Ranolfo Lima e Elísio Santana, além do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), dezenas de militantes das causas sociais e representantes de diversos setores da sociedade. Participaram ainda líderes comunitários e presidentes de associações que destacaram a importância das associações para a administração dinâmica da cidade.
A noite contou ainda com a presença da Orquestra de Câmara Canto das Artes apresentando o Concerto de abertura da audiência pública, além da entrega de placas comemorativas, em reconhecimento ao trabalho de lideranças comunitárias e representantes de segmentos sociais da cidade.
Deixe seu comentário