Câmara lamenta morte de primeira mulher presidente do Legislativo Municipal, ex-vereadora Ilza Matos

 

 

 

 

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do seu presidente Luciano Gomes (PR), lamenta profundamente o falecimento da primeira mulher a presidir o Poder Legislativo Municipal, a ex-vereadora Ilza Matos, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 23.

Ilza Viana Matos nasceu no dia 31 de março de 1937, na cidade de Salvador. Mudou-se para a Vitória da Conquista em 1960 para trabalhar como dentista, perita do INSS e professora do Instituto de Educação Euclides Dantas. Foi eleita pela primeira vez em 1972, assumindo a legislatura de 1973 a 1976, na gestão do então prefeito Jadiel Matos. Política atuante, foi reeleita por mais duas vezes, atuando como parlamentar até 1988. De acordo com a Revista Histórica Conquistense – Volume 2, de Aníbal Lopes Viana, ela presidiu a Câmara em dois período, de 1979 a 1980, e de 1981 a 1983. Sua vida pública foi marcada pela competência, seriedade e postura ética diante da responsabilidade em representar a população conquistense no Legislativo municipal.

O velório está sendo realizado no Plenário da Câmara Municipal desde às 14h00. O sepultamento acontece nesta sexta-feira (24), às 10h00 no Cemitério Parque da Cidade.

Homenagem – Ainda em vida, Ilza Matos foi homenageada pela Câmara em Sessão Especial realizada no dia 28 de maio de 2010, por iniciativa dos mandatos dos então  vereadores Ademir Abreu (PT), e Luciano Gomes (PR), atualmente presidente da Casa.