Câmara Municipal realiza Sessão Especial sobre a cafeicultura do Planalto da Conquista

 

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC – o produto é consumido por 9 a cada 10 brasileiros com mais de 15 anos. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Tema da sessão especial, o café faz parte da história de prosperidade e pujança econômica do município. Em 1972, Vitória da Conquista foi contemplada pelo Plano de Renovação e Revigoramento da Cafeicultura, do Governo do General Médici. O objetivo do plano era ampliar a área semeada de café, produto bastante valorizado nesse período. Foram oferecidos subsídios aos interessados em abrir cafezais. Isso fez com que muita gente passasse a cultivar café também nos municípios situados na região do Planalto de Vitória da Conquista, a exemplo de Planalto, Poções e Barra do Choça, entre outros.

As lavouras de café se multiplicaram em poucos anos. Em 1975, foram colhidas, em Conquista, 840 sacas; em 1983, esse número subiu para 13.179. Muitos cafeicultores enriqueceram.

Paralelamente à expansão da lavoura cafeeira, um polo industrial passou a se formar em Vitória da Conquista, com a criação do Centro Industrial dos Imborés.

O evento acontecerá na manhã desta sexta-feira, 6, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promove Sessão Especial sobre o Café em Conquista. Fruto de iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PODE), com apoio de toda a Casa, a sessão ocorrerá às 8h30 em sistema presencial e também contará com transmissão ao vivo na Página da Câmara no Facebook, no YouTube e na Rádio Web Câmara.