Câmara realiza sessão mista para discutir manuseio de resíduos sólidos

Manuseio-de-Residuos-Solídos-300x240

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nesta quarta, (1º), sessão especial para discutir o manuseio de resíduos sólidos. A proposta foi apresentada pelo vereador Ademir Abreu (PT) através do requerimento nº 42/2016. O evento tem início às 08h30 no Plenário Vereadora Carmem Lúcia da CMVC, localizado à Rua Cel Gugé, 150, Centro.

Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização. A denominação “resíduo sólido” é usada para nominar o “lixo” sólido e semissólido, proveniente das residências, indústrias, hospitais, comércio, serviços de limpeza urbana ou da agricultura.

Os resíduos sólidos podem ser classificados em lixo comum ou domiciliar, público e especiais. O resíduo comum é formado por lixos provenientes das residências, dos prédios públicos, do comércio e das escolas. Seu principal componente é a matéria orgânica. Faz parte também desse lixo uma grande variedade de materiais recicláveis, entre eles, o papel, o papelão, os plásticos, as latinhas etc. Os resíduos gerados no lixo público são o resultado dos trabalhos da limpeza urbana de ruas e praças, entre eles, as folhas e galhos e o lixo recolhido dos córregos, rios, lagos etc.

Os resíduos especiais são aqueles provenientes do lixo gerado na construção civil, chamados de entulhos, os resíduos biológicos, químicos ou rejeitos radioativos, provenientes de equipamentos usados no serviço de saúde e o lixo industrial formado por resíduos corrosivos, inflamáveis, tóxicos etc.

Fonte: http://www.significados.com.br/residuos-solidos/ em 30.05.2016

Fonte: ASCOM/CMVC