A Sociedade Brasileira de Urologia promove a campanha #VemProUro, e chama a atenção da sociedade sobre a importância de levar os “jovens” adolescentes de 13 aos 19 anos ao urologista.
Com a Campanha #VemProUro promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), realizada neste mês de setembro, em todo o país, em que médicos que atuam nesta especialidade se engajaram nesta mobilização.
“Os resultados desta campanha foram bastante proveitosos e esclarecedores,” afirma o médico urologista, o conquistense, doutor Allan Pascoal. Que contribuiu com entrevistas em rádio, TVs, BLOGs e, promoveu ações nas mídias, “lives” nas redes sociais, palestras em Escolas, Clubes Esportivos e Sindicatos, e durante os dias do mês de setembro, nos hospitais e no próprio consultório. Alertando aos pais, da necessidade de informar, esclarecer e orientar pais de adolescentes do sexo masculino, dos 13 aos 19 anos, da importância da ida ao médico urologista para promoção de saúde e esclarecimento sobre as mudanças dessa fase.
“Nós sabemos, que as mulheres mesmo na adolescência, já procuram um ginecologista, mesmo não tendo vida sexual ativa, se orientam, e já se previne de diversas doenças, e nós homens não temos esta orientação, é muito comum no consultório homens com 20 a 25 anos. E, é uma doenças que poderia ter sido tratada ainda na fase de infância destes jovens. E outras situações que poderiam ter sido revertidas e tratadas, como a varicocele, que é muito comum, que é o aumento das veias dos testículos, com o aumento da irrigação da temperatura sanguínea naquela região e consequentemente leva a infertilidade.” Comentou o diretor da Polínica Uro Laeser Dr. Alan Pascoal.
Ao falar sobre a especialidade e de algumas considerações acerca de diagnósticos, o Allan Pascoal explica: “O Urologista é um médico muito ligado à saúde do homem, muitos acham que o urologista vai cuidar apenas dos homens de meia idade, dos 40 a 50 anos em diante, que procuram o serviço de prevenção do famoso câncer de próstata que é o grande vilão da área. Más, a Urologia abrange e atende muito mais, são diversas doenças: câncer de próstata, câncer de bexiga, de rins e pênis, cálculos renais, e enfim, uma infinidade de doenças tratadas pela Urologia. E esta campanha surge da necessidade e buscar estes homens jovens de 13 a 19 anos, e são várias as doenças que se pode diagnosticar nesta fase da vida dessas pessoas.” Argumenta o Dr. Allan Pascoal.
O Doutor Allan traz a luz, um dos casos que poderia ter sido tratado, e que o paciente, ou a família não recorreu a um especialista para o devido tratamento. O Caso de um jovem, que nasceu com os testículos fora da bolsa escrotal, e só agora após os 25 anos, ao recorrer ao consultório para um tratamento de infertilidade, que foi descoberto. “Ao examinar este homem percebi que os dois testículos estavam fora da bolsa, esse homem foi levado ao quadro de infertilidade, em um caso que poderia ser tratado ainda quando criança. Agora possivelmente terá que retirar os testículos, pois os mesmos não possuem mais nenhuma função reprodutiva, e a sua retirada será necessária justamente para evitar o aparecimento de tumores.
Dentre os pontos abordado pelo doutor Allan Pascoal para o Portal de Notícias A Gente Diz, ele refere-se também à necessidade, de que, os pais, os educadores e os profissionais de saúde, desenvolvam ações que tratam da sexualidade, principalmente, de adolescentes dos 13 aos 19 anos de idade, que têm muitas dúvidas, e que não dividem com ninguém, e que naturalmente, estes jovens precisam ser orientados.
Dr. Allan Pascoal – Médico Urologista.
Deixe seu comentário