Um dos objetivos da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é garantir aos estudantes das escolas públicas municipais a alfabetização até os oito anos de idade. Para isso, várias ações estão sendo promovidas, entre elas a adesão ao Pacto Estadual pela Educação.
O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, reúne até a próxima segunda-feira, 24, professores do Ensino Fundamental I, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 450 profissionais participam da capacitação, que está sendo realizada no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo a coordenadora local do Pacto Estadual pela Educação, Tânia Novais, o curso é mais um dos instrumentos desenvolvidos pelo município com objetivo de promover formação continuada de professores alfabetizadores, que contam ainda com materiais de apoio à prática docente. “Todos os nossos esforços têm sido no sentido de cumprir a meta do Governo Federal, que é a alfabetização até os oito anos de idade, fazendo com que isso reflita também na melhoria dos índices educacionais”, declarou.
Além de conteúdo teórico, a formação conta com exibição de vídeos, dinâmicas e atividades práticas. Professora da Escola Municipal Orlando Spínola, localizada no povoado de Baixão de Melquíades, Maria do Carmo Estrela vê o curso como mais uma oportunidade de levar escolas, professores e alunos a atingirem os objetivos do pacto. E Luciene Batista, da Escola Lisete Pimentel Mármore, completou: “Atividades dessa natureza contam muito para o aprendizado do aluno e tem contribuído positivamente na formação dos nossos meninos”.
Na última quinta-feira, 13, o Governo Mais Perto de Você realizou o Seminário de Formação do Pacto Estadual Pela Educação, reunindo centenas de participantes no auditório do Cemae.
Deixe seu comentário