Casa do cancer, ja é uma realidade em Vitória da Conquista -“Para entender a sensação de inaugurar a nova Casa do Câncer, é preciso saber primeiro que a condição dos pacientes na casa antiga era humanamente inaceitável. Eram quase 70 pacientes dividindo 4 dormitórios. E agora ver os mesmos com uma melhor qualidade de atendimento e um melhor conforto é uma satisfação pessoal muito grande.”

A simpática Carminha diz que a criação da nova sede só foi possível com a ajuda da comunidade. Foto: Zé Silva

A inauguração da nova sede da Casa do Câncer aconteceu no início da noite de ontem (03) e contou com a presença de várias pessoas da comunidade, imprensa, políticos e parceiros. “A sensação que eu tenho é de que estou na minha festa de 15 anos novamente, eu pedi uma casa e Deus me deu uma mansão”, confessou Maria do Carmo, fundadora da casa, que estava rodeada pelos filhos adotivos e biológicos. Para Dr. Valverde Marinho, voluntário e um dos responsáveis pela construção da nova sede, a inauguração é importante para mostrar às pessoas onde todo o dinheiro das festas, campanhas e doações foi empregado. “A transparência desse tipo de serviço tem que ser muito bem trabalhada”, explica o médico, que também não esconde o contentamento com a inauguração: “Para entender a sensação de inaugurar a nova Casa do Câncer, é preciso saber primeiro que a condição dos pacientes na casa antiga era humanamente inaceitável. Eram quase 70 pacientes dividindo 4 dormitórios. E agora ver os mesmos com uma melhor qualidade de atendimento e um melhor conforto é uma satisfação pessoal muito grande.”

A ansiedade pela inauguração por parte dos presentes era explícita. “O clima de festa começou há muitos dias, hoje eu nem passei em casa para almoçar, mas estou completamente realizada”, declarou Carminha, com um sorriso estampado no rosto.

Vários amigos e parceiros estavam presentes na inauguração. Foto: Zé Silva

A nova Casa foi feita para abrigar uma média de 100 pessoas confortavelmente, mas como a procura é muito grande, é provável que esse número seja ampliado em breve. São 18 enfermarias, algumas suportam 8 camas. Há 4 quartos para isolamento, necrotério, capela, consultório, sala de curativo e refeitórios. “A primeira melhoria que essa casa vai trazer é a condição de acolhimento humano, que é muito melhor. A nova Casa também foi preparada para receber profissionais da área de saúde, assistência social e estudantes de medicina, enfermagem e fisioterapia”, esclarece Valverde. Além da ajuda com remédios, refeições e tratamento, a Casa do Câncer também conta com atividades de arte, culinária e uma horta para evitar que os pacientes entrem em um quadro depressivo. A previsão da transferência de todos à nova sede é para o próximo domingo (05).

Dr. Valverde resumiu a vontade que Carminha tem de ajudar as pessoas em uma única frase: “Maria do Carmo é a Irmã Dulce de Vitória da Conquista.”

frente
Parte da fachada da nova sede da Casa do Câncer. Foto: Zé Silva

Recursos Humanos

Segundo Carminha, a Casa do Câncer não possui nenhum profissional contratado, mas conta com alguns voluntários que nos auxiliam no serviço diário. Além desses, são os acompanhantes dos pacientes que ajudam nos afazeres domésticos e cuidados com os pacientes.

A idealizadora e voluntária da Casa, Maria do Carmo, aponta para a necessidade de alguns profissionais voluntários, nas áreas de: enfermagem; técnico em enfermagem para plantões; vigia; auxiliares de higienização.

Doações

Para ser mantida, a Casa do Câncer ainda precisa de doações.

Para quem deseja doar, a conta jurídica para depósito é: 13095-9. Agência: 3530. Banco Bradesco.

Ou pode entrar em contato pelos telefones: (77) 9963-2045 / 3421-9660.

Endereço: Rua O, 30 ZZ, no bairro Jardim Guanabara

Como Chegar: Av. Juracy Magalhães, fundo com a Schin.

Acesse também o site: www.casadocancer.com