A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira, por meio de nota publicada em seu site oficial, o calendário do futebol nacional de 2013. A principal novidade deste anúncio foi a definição das finais da Copa do Brasil para novembro, sendo que a competição sempre ocorreu no primeiro semestre.
A segunda principal competição do futebol brasileiro, que terá novo formato a partir do próximo ano, será iniciada no dia 3 de abril e acabará em 27 de novembro. O torneio não terá jogos em junho, quando será realizada no País a Copa das Confederações, e contará com partidas divididas em oito datas até 22 de maio. Em seguida, será retomado em 3 de julho e contará com 12 datas até 27 de novembro.
A CBF destacou ainda em seu site oficial que, entre os dias 15 e 30 de junho de 2013, período de disputa da Copa das Confederações, não haverá jogos em curso de nenhuma competição nacional. Para tudo. Com a disputa no Brasil da maior competição da Fifa antes da Copa do Mundo de 2014, o Campeonato Brasileiro será paralisado entre os dias 9 de junho e 7 de julho, sendo que a última vez que o torneio ficou parado por um mês foi durante o Mundial de 2010, na África do Sul.
Semestral até a edição deste ano, a Copa do Brasil passará a contar com 86 times a partir de 2013, e não mais os habituais 64. Com o novo formato, os brasileiros que estiverem disputando a Libertadores de 2013 só entrarão na competição nacional em sua quarta fase. Ao todol, são seis vagas abertas para equipes que virão por meio da competição continental. Caso apenas cinco times do País garantam vaga no torneio sul-americano, um sexto será definido por meio de colocação no ranking da CBF.
Ao confirmar o seu calendário nacional, a entidade, que controla o futebol brasileiro, também incluiu nele as datas dos torneios internacionais que serão realizados no próximo ano. Entre eles está a Libertadores, que será encerrada apenas em 24 de julho por causa da pausa ocorrida durante o período da Copa das Confederações – Neste ano, o Corinthians se sagrou campeão da América ao bater o Boca Juniors por 2 a 0 em 4 de julho, no Pacaembu.
A CBF também destacou em seu calendário as disputas dos amistosos da seleção brasileira. O primeiro jogo está previsto para acontecer em 6 de fevereiro e o último, 19 de novembro, englobados em um total de 15 datas disponíveis para este tipo de confronto.
Deixe seu comentário