Chefe do Hamas declara fim da guerra com Israel

Expectativa é que todos os reféns vivos sejam libertados até a segunda-feira (13)

Chefe do Hamas declara fim da guerra com Israel

Foto: Nações Unidas/news.un.org

Khalil Al-Hayya, integrante da liderança do grupo Hamas, anunciou nesta quinta-feira (9) o encerramento da guerra com Israel. Segundo ele, o movimento recebeu garantias dos Estados Unidos e de mediadores árabes para a implementação de um cessar-fogo definitivo.

Al-Hayya atuou como negociador-chefe do grupo nas conversas sobre o plano de paz proposto pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza. Em setembro, ele sobreviveu a um ataque de Israel contra alvos do Hamas no Catar. O anúncio de um acordo de paz foi feito na quarta-feira (8). Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Israel e Hamas concordaram com a implementação de uma primeira fase para o fim da guerra.

De acordo com a reportagem do g1, um porta-voz de Israel afirmou que o cessar-fogo começará em um prazo de até 24 horas após a ratificação do tratado. Ministros do governo israelense estavam reunidos para discutir a aprovação do acordo oficialmente. A expectativa é que todos os reféns vivos sejam libertados até a segunda-feira (13).