A dramática novela relacionada ao transporte público de Vitória da Conquista, dia após dia, segue gerando fatos, polêmicas e incômodos para a população, principalmente, para os usuários do sistema.
Das duas empresas que operavam no sistema resta somente uma, que vem operando nos dois lotes; 1 e 2. E a questão desta vez refere-se ao lote 1, que foi absorvido pela empresa de ônibus Viação Cidade Verde, que o assumiu em caráter de emergência.
Os diretores da Viação Cidade Verde já vinham se manifestando na imprensa local e posteriormente haviam dado conhecimento à prefeitura, dos prejuízos que estavam contabilizando com algumas linhas! E que já somava mais de setecentos mil reais, e que deixaria de operar em cinco linhas emergenciais: Pradoso x Centro, Santa Marta x Centro, Senhorinha Cairo x Centro, Lagoa das Flores x Centro e Lagoa das Flores x UESB, mas, continuaria assistindo as outras 17 linhas que compõem o lote 1. No entanto, isto seria apenas uma medida paliativa, se a prefeitura não resolvesse a regulamentação das Vans e transportes clandestinos, que estarem prejudicando todo o sistema! E que assim, poderia entregar, inclusive, todo o lote 1, em 31 de maio próximo.
A Viação Cidade Verde ao anunciar previamente de que não iria cobrir as linhas citadas, a partir do dia 13 de abril, levou o Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, a anunciar a contratação de 9 veículos, sendo 07 ônibus e 02 micro-ônibus, para atender essas linhas que começaram a circular já na manhã de segunda-feira, dia 15 de abril. Assistindo, portanto as comunidades locais que já acenava desespero por conta da ideia de não ter um transporte para lhes atenderem.
Em entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, os secretários de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura e o de Administração, Kairan Rocha, além do Procurador Geral do Município, Carlos Murilo Mármore, explicaram que os ônibus atenderão a população do Pradoso, Fazenda Santa Marta, Lagoa das Flores e Senhorinha Cairo em caráter especial, sem cobrança de tarifa, nos próximos 30 dias pela empresa Novo Horizonte. Segundo o secretário Jackson Youshira, “não será a Novo Horizonte que vai operar o lote visto que quem opera as cinco linhas é o município com veículos alugados a Novo Horizonte. São 07 ônibus e dois micro-ônibus. Nos diz a Prefeitura! Se a gente perceber que em alguma localidade não pôde ser atendida pelos ônibus, esta, será atendida pelos micros-ônibus. Estas cinco localidades não ficarão sem atendimento nesses próximos trinta dias”. Em relação aos burburinhos que andam circulando de que a Cidade Verde deixará de operar as demais linhas do lote emergencial 1 no final de maio, Jackson Youshira disse, que a Administração já está tomando providências caso seja necessário. “Diante dos comentários da saída da Viação Cidade Verde no final de maio das outras linhas emergenciais nós também já estamos preparados. Não vamos medir qualquer tipo de esforço para garantir o direito de “ir e vir” do cidadão”. Em um dos momentos da coletiva, o secretário subiu um pouco o tom: “A Cidade Verde está operando o lote 2 de forma satisfatória, mas não quero entrar numa questão de embate com a concessionária do município. A queda da Viação Cidade Verde não passa simplesmente pelo transporte alternativo. Isso já foi constatado. Quem descumpriu a palavra, não foi o prefeito de Conquista. O compromisso da Viação Cidade Verde era fazer uma avaliação no último dia 12 e ela entregou o lote no dia 10 com total desrespeito à Conquista e ao cidadão e o que foi combinado com o gestor”. Afirmou Jacson.
Ao fazer reprise dos acontecimentos e um balanço histórico, desse processo, a queda de braço, da PMVC com as empresas que atuam no sistema vai muito mais do que os referidos argumentos do Secretário Jacson. A empresa Vitória também se manifestou de que as referidas linhas estavam impactando de forma negativa, e chegou a comunicar ao governo que desejava deixar de operar nos referidos itinerários. A PMVC não concordou, e mesmo contabilizando prejuízos expressivos continuou e deu no que deu, praticamente quebrou. A Empresa Cidade Verde assumiu o emergencial e manteve diálogo com a gestão antecipadamente via oficio, que não mais atenderia as linhas citadas por conta de as mesmas serem deficitárias, e apresentou algumas medidas e intervenções para que a situação pudesse ser revertidas, que seriam a definitiva proibição das Vans e do transporte clandestinos nas localidades. A PMVC também não atendeu, e culminou nestas cenas e espetáculos.
Na coletiva o secretário municipal de Administração, Kairan Rocha, falou sobre a demora para a realização do processo licitatório do lote 1, que já se arrasta há meses. “O estudo do sistema de transporte de Conquista é de 2010. Em nove anos Vitória da Conquista mudou muito. É outra cidade. Sofreu alterações, ganhou quase 90 mil veículos a mais. Demos início ao estudo justamente para embasar nosso edital. Temos que conhecer a nossa cidade para que esse novo processo licitatório contemple a real necessidade do município”. Ainda de acordo com Kairan, o estudo deverá ser concluído em até 45 dias.
O Procurador Geral do Município, ex-prefeito Carlos Murilo Mármore, avalia que que a missão do governo é buscar atender ao interesse público. “O município está se esforçando para que essa situação seja resolvida no menor tempo possível, visto que a Novo Horizonte vai nos atender nesses trintas dias de forma emergencial”. Concluiu o Murilo Marmore.
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