Estudantes das redes estaduais, municipais e federais que estão participando dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) passam agora para a etapa municipal da competição. Depois da etapa escolar, as equipes vencedoras disputam, até 30 de maio, as mais diferentes modalidades tradicionais, como basquete, futsal e vôlei, e, também, modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem, necessariamente, ter uma expressão competitiva. A novidade faz parte das comemorações dos dez anos do JERP.
As disputas acontecem nos 27 NTE. A primeira foi a escolar, realizada até 2 de abril, e, depois da etapa municipal, serão realizadas, até o mês de dezembro, as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Segundo o coordenador executivo de projetos estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, os jogos fazem parte do processo de ensino e aprendizagens dos estudantes. “É fundamental reconhecer os jogos dentro da política educacional para a juventude, no cenário em que pensamos nos jogos, mas também na oferta e na prática da Educação Física escolar com um ambiente adequado para o desenvolvimento do currículo e para esta relação com a juventude”, afirmou.
Nas escolas estaduais envolvidas na etapa escolar, os estudantes falam sobre o envolvimento no JERP. A estudante Yasmin Oliveira Cardoso, 16, do 3º ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Miguel Calmon (356 km de Salvador), participou das partidas de futsal e handebol. “Está é a segunda vez que eu participo do JERP e eu gosto muito porque anima toda a escola. Agora, estamos na expectativa para jogarmos na próxima etapa”, revelou.
Os jogos da etapa escolar também foram realizados no Colégio Sete de Setembro, em Sento Sé, com jogos na quadra de esportes do município, envolvendo os alunos da escola, nas modalidades de handebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, além de apresentações culturais e desfile, integrando os alunos e a comunidade.
Sobre o JERP – Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. O projeto organizado pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico.
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Deixe seu comentário