ATENÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DO PROTOCOLO
Prezado lojista,
Solicitamos o seu apoio e observância ao cumprimento das recomendações estabelecidas no PROTOCOLO (anexo) convencionado pelo poder municipal, sob pena de seu estabelecimento voltar a fechar compulsoriamente as portas.
A Central de Orientação e Fiscalização para Enfrentamento à COVID-19 tem recebido MUITAS DENÚNCIAS de descumprimento do referido protocolo. Alertamos que, caso não seja seguido rigorosamente o que foi estipulado quanto a horário, cuidados, etc., a fiscalização da Prefeitura de Vitória da Conquista procederá autuações, podendo culminar com a cassação do alvará de funcionamento. Em caso mais extremo, todo o comércio poderá ser penalizado.
Alertamos para alguns itens que estão sendo checados pelos fiscais, tais como:
- a) Dentro dos estabelecimentos, admite-se apenas 1 pessoa a cada 4 metros quadrados, para que se preserve o distanciamento exigido pelo protocolo da vigilância epidemiológica, que é de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas. Exemplificando: num estabelecimento com 40m², admitem-se apenas 10 pessoas por vez, incluindo-se, aí, os funcionários. Em caso de demanda maior, os clientes devem esperar na fila do lado de fora até serem convidados a entrar.
- b) Cartaz, conforme disponibilizado no protocolo emitido pela prefeitura, deverá ser afixado em local bem visível, informando o número máximo de pessoas a serem atendidas concomitantemente dentro da loja. O lojista poderá solicitar à CDL exemplares desses cartazes.
- c) A abertura das lojas deve seguir rigorosamente os horários e turnos estabelecidos para cada segmento de comércio (confecções, eletrodomésticos, etc.).
- d) Cada estabelecimento deve disponibilizar na entrada um dispensador com álcool gel 70%, e ainda, conter um tapete úmido com água sanitária ou hipoclorito de sódio.
Lembramos que as orientações contidas no PROTOCOLO vão além do quesito “distanciamento”, tais como: uso de máscara, limitação de fluxo dentro das lojas, cuidados com a higienização de objetos e ambiente de trabalho, distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) a colaboradores, etc..
Por fim, solicitamos, mais uma vez, a leitura atenta das recomendações contidas naquele documento.
Esperando a compreensão e observância do estabelecido pelo poder municipal para o momento que estamos vivendo, e confiantes de que esta fase de restrições vai ser superada com a colaboração de todos, a CDL agradece,
ATENCIOSAMENTE,
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
leia o protocolo neste link
Deixe seu comentário