Comunidade da zona rural de Vitória da Conquista repudia intervenção da Via Bahia,  com fechamento de acesso a estradas vicinais à bairros periféricos e da zona rural, à BR 116.

 

Os moradores do Bairro Jardim Primavera fizeram uma intervenção e fecharam a BR 116, no perímetro do  anel viário, zona leste da cidade, causando um congestionamento do transito em  mais de quatro quilômetros, que durou quase três  3 horas de paralisação.

O que motivou os protestos, foram, justamente,  a postura e atitude da Via Bahia em fechar via de acessos que funcionam há mais três a quatro décadas sem informar e nem criar nenhuma alternativa de mobilidade dos transeuntes e veículos,  no perímetros bloqueados pela Via Bahia.

 

Segundo os manifestantes presente no ato, a maioria dos acessos existem  a décadas, e facilita o trafego de pessoas e veículos para zona rural e bairros da cidade, e  que, o simples fechamento do acesso sem uma outra alternativa vai dificultar a circulação das pessoas. “É preciso que a Via Bahia ao tomar essas atitudes o faça, considerando a realidade das pessoas que moram nas localidades.” Comenta Pedro Ribeiro.

A permissionária  Via Bahia, ao longo destes três últimos anos tem sido alvo de protestos e manifestações de repúdio da população de Vitória da Conquista, justamente, por não cumprir compromissos contratuais, em que sugere a  construção de viadutos e passarelas,   e via de acessos nos bairros periféricos  principalmente no perímetro da zona urbana da cidade, e a construção de vias de acessos seguros nas estradas que da acesso a zona rural em torno da rodovia, e ainda a duplicação do perímetro – Distrito de Lucaia – Planalto Ba,  até o posto de Fiscalização próximo a entrada de Belo Campo. Ba.