Comunidade de Tapirema recebe Centro Vocacional Tecnológico
Norma Lopes da Paixão, moradora de Tapirema há 12 anos, conta: “Eu estou muito feliz, porque isso aqui era a coisa que a gente mais queria, era esse centro em Tapirema. Esses cursos que a gente faz aqui, tinham antes que ser feitos em Conquista, no IFBA. Agora já podemos fazer o curso aqui. É uma vantagem boa. Eu já fiz um curso, conclui e já vou fazer outro”.
O Centro Vocacional de Tapirema vai possibilitar a revitalização da produção de telhas e peças artesanais de cerâmica, tradicional fonte de renda da população do povoado. Com o suporte educacional do IFBA, a comunidade contará com maior profissionalização e ampliação da renda por meio do aprimoramento das técnicas e metodologia de trabalho com cerâmica em argila.
Vitória Souza Brito é uma das moradoras que já começaram a fazer os cursos profissionalizantes. Ela concluiu a primeira etapa na cidade, mas comemora o fato de que, a partir de agora, a formação está mais perto de casa, para ela e para seus vizinhos: “Eu estou muito feliz por estar aqui inaugurando hoje. Como não ficar feliz, se vai ter trabalho para todo mundo? Eu tô muito satisfeita por mim e por minha comunidade”, afirma.
Rosângela Santos Brito, 15 anos, acha divertido mexer com o barro e gosta de fazer artesanato. Por isso se interessou, quando a vizinha a incentivou a fazer o curso oferecido pelo IFBA, antes mesmo da construção do Centro Vocacional. A estudante já terminou a primeira etapa do curso. Sobre cursar as próximas no novo prédio, ela confessa: “Eu tô muito animada para começar estudar de novo”.
“Eu estou muito feliz por começarmos fazer cursos. Eu estou felicíssima porque vai ter muitos cursos e muito trabalho. Esse centro vai desenvolver muito a comunidade, muitas pessoas não tinham condições de fazer esses cursos fora e o centro estando aqui é mais fácil”, comemora Vilma Maria Ferreira, moradora da comunidade há 11 anos.
A cerimônia teve participação de representantes do poder público municipal, a exemplo dos secretários Edwaldo Alves, Valdemir Dias, Coriolano Morais, Nádia Márcia, Odir Freire, do diretor-financeiro da Emurc, Hildelbrando Oliveira, do chefe de Gabinete, Márcio Higino, e da procuradora Geral do Município, Nadjara Régis. Coordenadores e gerentes da Prefeitura também estiveram presentes.
O deputado federal Emiliano José veio a Vitória da Conquista para prestigiar o evento. “Esses Centros Vocacionais Tecnológicos têm a qualidade de se vincular profundamente às vocações locais, o que é uma coisa de grande valor. Aproveita-se a capacidade, a criatividade, o conhecimento do povo para que aquele mesmo conhecimento cresça, se desenvolva e possibilite geração de renda. A educação vira um caminho de mão dupla, acaba aquele raciocínio de que quem ensina é o professor apenas”, comentou.
“A partir desse centro podem surgir novas práticas e de forma muito responsável e muito compartilhada, com a presença de professores, de técnicos do IFBA e, principalmente, com a presença dos moradores de Tapirema . É um projeto extraordinário, porque ele vai tocar a vida das pessoas, vai apontar novos caminhos, novos cenários para a produção de cerâmica aqui em Tapirema, que é um distrito vocacionado para isso”, observou o deputado federal José Raimundo Fontes.
Também participaram da solenidade os vereadores Gilzete Moreira, Fernando Vasconcelos, Gildásio Silveira, Emanuel Moura (Néu do Gás) e Luciano Gomes. Em nome dos representantes do Legislativo Municipal, Gilzete Moreira manifestou satisfação com a conquista da comunidade e um desejo: “Que os moradores saibam aproveitar esse centro e que as pessoas se desenvolvam”.
O IFBA de Vitória da Conquista será o responsável pelas ações pedagógicas e de pesquisa. O centro, construído em área doada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, será estruturado com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, banheiros, complexo administrativo, computadores e equipamentos para análise técnica da argila da região. O prefeito Guilherme Menezes anunciou aos moradores que o CVT já iniciará as aulas com oferta de internet gratuita e acessível a toda a comunidade, garantida pela Prefeitura.
Deixe seu comentário