Conclave terá 132 eleitores e começa na próxima quarta-feira (7)

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O conclave para eleger o novo líder da Igreja Católica começa na quarta-feira (7), encerrando o período de luto pela morte do papa Francisco. Nesta sexta (2), bombeiros do Vaticano instalaram a tradicional chaminé da Capela Sistina, de onde sairá fumaça preta enquanto não houver definição e branca quando o sucessor for escolhido.
A eleição contará com 132 cardeais, todos com menos de 80 anos. Três dos 135 esperados não comparecerão. A Europa lidera em número de eleitores (53), seguida pelas Américas (37), Ásia (23), África (18) e Oceania (4). A diversidade regional reflete o crescimento da influência de países fora da Europa.
Dos participantes, 108 foram nomeados por Francisco, 22 por Bento XVI e cinco por João Paulo II. O grupo é variado em idade e origem: o mais jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, e o mais velho, Carlos Osoro Sierra, com 79. Treze nasceram em 1947, o ano com mais representantes.
Trinta e três cardeais pertencem a ordens religiosas, com destaque para os salesianos. O conclave, realizado sob rigoroso sigilo na Capela Sistina, será precedido por missa na Basílica de São Pedro, às 10h, conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.cont.Metro1
Deixe seu comentário