A um mês do início das aulas nas escolas municipais, marcado para 13 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já assegurou todas as condições para que os estudantes voltem em um ambiente seguro, renovado, com transporte e alimentação escolar garantidos. Até o dia 10 de fevereiro, a Smed está fazendo as matrículas para as 51.132 vagas das 128 escolas e 32 creches que compõem a rede municipal.
Os estudantes vão encontrar ambientes adequados, em unidades escolares que passaram por melhorias. Só no ano passado foram 1.783 ordens de serviços de manutenção corretiva e preventiva nos prédios e 34 escolas foram reformadas ou ampliadas. Também foi construída a nova unidade da Escola Municipal Otaviano Salgado, na região de Campo Formoso, considerada a maior escola da zona rural.
Outras 15 unidades estão com reformas em conclusão e estarão prontas até o início do ano letivo. Está sendo realizada também a roçagem em mais de 60 escolas, com expectativa de que todas sejam atendidas até o início das aulas.
Material didático
Além de melhorias na estrutura, as escolas escolheram, desde setembro do ano passado, os livros didáticos que serão utilizados em 2023, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As escolas da zona urbana já começaram a receber o material pelos Correios. Já os livros dos alunos da zona rural serão entregues nas escolas.
Transporte
Mesmo com as matrículas na rede municipal de educação em andamento, o transporte escolar já está garantido para os alunos. A previsão é de que 11 mil estudantes sejam atendidos na zona urbana e rural do município. Ao todo serão 286 roteiros na zona rural com atendimento a cerca de nove mil estudantes e 50 roteiros para o transporte de professores.
Na zona urbana, a Prefeitura vai ofertar 47 roteiros no transporte de alunos de diversos bairros e escolas, para atender uma média de dois mil alunos. Desses roteiros, 30 serão atendidos por veículos da frota do Município e dez com veículos novos recém-adquiridos com recursos do Tesouro Municipal.
Alimentação escolar
Da mesma forma que o transporte, a alimentação escolar dos alunos também está assegurada. Tanto as escolas como o setor de alimentação escolar da Smed têm estoque suficiente para suprir de forma satisfatória o retorno às aulas até o mês de março.
Além disso, os contratos para aquisição dos itens perecíveis estão em andamento, com a entrega dos alimentos prevista para a primeira semana de fevereiro, diretamente nas escolas. E o cronograma de reposição dos alimentos estocáveis já está formalizado com entrega prevista para o dia 6 de fevereiro.
Secom/PMVC
Deixe seu comentário