Conquistenses criam a  Associação dos Amigos do Caminho do Bom Jesus. O Caminhos da Fé.

Da direita para a esquerda. Humberto Alves, Edmundo Lacerda, Antonio Carlos, Gilberto Gonçalves, Clodoaldo José, Allan Kardec e Abelardo Teodoro.

Um grupo de amigos que mora em Vitória da Conquista, que praticam caminhadas fundaram  a Associação dos Amigos do Caminho do Bom Jesus, titulada de o Caminho da Fé.

A instituição foi fundada no dia 26/08/2022 e segundo os seus idealizadores objetiva traçar e oficializar uma trilha turística de Vitória da Conquista até Bom Jesus da Lapa, semelhante o Caminho de Santiago de Compostela, e a
Rota que liga Águas da Prata ou Tambaú à Aparecida do Norte .No Caminho da Fé.

O caminho passará, inicialmente, por 13 municípios    incluindo-se aí Conquista e a Lapa.

E terá seu percurso por estradas vicinais.

O grupo divulgou nas mídias sociais formulários através de um like, para  que os interessados se inscrevam na instituição.

“Percurso 426. O caminho pode ser trilhado quando oficializado a pé, bike, cavalo, cadeira de rodas, moto e carro. No final o peregrino receberá um certificado.”

Vitória da Conquista

Zona rural de Anagé

Caraíbas

Maetinga

Jânio Quadros

Guajeru

Zona rural de Caculé

Rio do Antônio

Ibiassuce

Caetité

Igapora

Riacho de Santana

Bom Jesus da Lapa

ttps://forms.gle/Hu6MScsKuJuFTuQL8                                                                                                                             Formulário para preenchimento dos interessados a participarem como associados fundadores da  AACBJ – formulário Google até a  s 23h59min do dia 7 de setembro de 2022

https://forms.gle/Hu6MScsKuJuFTuQL8

 

FEAPE –  CAMINHO DO BOM JESUS

 

Todo ano milhares de romeiros vem participar das Romarias de Bom Jesus da Lapa, dentre as quais a Romaria do Bom Jesus está entre as três principais romarias do Brasil, perdendo em número de fiéis apenas para a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e para Romaria de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Bom Jesus da Lapa recebe todos os dias do ano grupos de romeiros, turistas e curiosos, alguns a pé, de carroça, de ônibus e até mesmo de pau-de-arara, sendo que os devotos visitam com a intenção de prestar suas obrigações religiosas. Mas é no período das Romarias de Bom Jesus da Lapa que esse número de visitantes cresce exponencialmente chegando a receber cerca de 400 a 500 mil pessoas em apenas 3 dias, sendo o ápice em 06 de agosto.

As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em 1691, veio a pé de Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros, indo parar no morro que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações.