Com a entrega da Estação Retiro, o primeiro trecho do sistema metroviário de Salvador chega a 7,3 quilômetros e amplia o transporte disponibilizado à população. “Essa é uma estação importante por ser a confluência e ter uma estação também de interligação com os ônibus – que é óbvio, tem que acontecer sempre a ligação ônibus-metrô”, afirma o governador Jaques Wagner na edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador.
Quinta parada do sistema a entrar em funcionamento, a nova estação é o assunto que abre o programa, destacando ainda os equipamentos de acessibilidade e avaliação dos usuários nos poucos mais de dois meses de operação assistida do metrô. “Efetivamente, a população tem dado sinal de que está gostando muito de, primeiro, acabar com esse carma que era de não sair do papel; e, segundo, ver o funcionamento dele, a estação lá com acesso para deficiente, com banheiro para deficiente, ou seja, com tudo aquilo que é direito de cidadania”, disse Wagner.
Parte das ações do plano Mobilidade Salvador, que totalizam R$ 8,5 bilhões, o metrô começou a operar em junho, cerca de um ano após passar à responsabilidade do Governo do Estado, e segue em operação assistida até o dia 14 de setembro. A partir do dia 15 de setembro será iniciada a operação comercial do modal.
A previsão é que a Linha 1 do metrô seja concluída em janeiro de 2015, quando o transporte deve chegar a Pirajá. “É bom lembrar que nós já vamos começar as obras do trecho até Águas Claras-Cajazeiras e também da Linha Dois do metrô, que vai cortar a [Avenida] Paralela inteira, passa pelo aeroporto e vai até Lauro de Freitas”, enfatiza o governador.
Outro tema de destaque, o setor de energia eólica vai ganhar mais um importante investimento no Estado com a nova fábrica de torres de concreto que se instalará próximo a futuros parques de geração de energia e contará com investimentos de R$ 86 milhões, gerando mais de 170 empregos diretos. “A nova fábrica de torres para energia eólica vai se instalar em Jacobina, portanto, é geração de emprego no interior do Estado, que é sempre uma preocupação minha”, afirma o governador, que nesta terça-feira (26) participa no Rio de Janeiro da quinta edição do Brazil Windpower, evento que reúne toda a cadeia produtiva da energia eólica no País.
Caprinovinocultura e frigorífico
Wagner comenta ainda a entrega de matrizes de caprinos, mudas e máquinas forrageiras para famílias de produtores do município de Canudos, no Nordeste baiano. Também no interior, ele inaugura um frigorífico em Miguel Calmon, no Centro-Norte do Estado. “É o 35º frigorífico do Estado. Tem uma geração de 100 empregos diretos e, sem dúvida nenhuma, para nós é muito importante registrar que desde 2007 nós saímos de 18 frigoríficos para 35 e, portanto, ainda estamos em processo de construção de outras três unidades”, lembra.
Mobilidade urbana em Feira de Santana
Em Feira de Santana, o governador entrega as obras da Avenida Nóide Cerqueira. A nova via cria uma importante alternativa de tráfego para a maior cidade do interior do Estado, melhorando o sistema viário urbano e o acesso a outros municípios da região. “São mais de oito quilômetros de pista dupla com três faixas cada, canteiro central, passeio lateral, ciclovia, iluminação, sinalização e paisagismo e nós já tivemos também um diálogo com a população, que estava preocupada com o acesso pra BR-324 e nós já estamos dando uma solução alternativa – que eu devo anunciar lá na quinta-feira”, antecipa Wagner.
Deixe seu comentário