Costa garante metrô na Copa e diz que obras vão refletir na opinião pública em 2014

imagesCAXH4O69

 

O chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa (PT), garantiu que a linha um do metrô de Salvador estará em funcionamento até a Copa do Mundo de 2014. Em entrevista à rádio Tudo FM, Costa afirmou que outras estações já serão inclusas no processo licitatório e que a empresa vencedora “terá obrigação de entregar nas datas [definidas]“. “A partir de hoje a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) entrará em contato com a Prefeitura para fazer a transferência do controle acionário para o governo e o Estado possa nomear efetivamente a direção da CTS. Assim que for passado o controle acionário nós soltaremos o edital que prevê a construção da linha um e da linha dois do metrô”.

O secretário garantiu que a primeira fase da licitação prevê a construção de uma estação nas proximidades da Brasilgás, no bairro de Pirajá e outra em Cajazeiras, próximo a entrada de águas claras. “No edital terá a obrigação do vencedor elaborar a proposta financeira dos 5Km adicionais”. Costa também explicou que existe a previsão de ligar os municípios de Feira de Santana e Salvador através da linha férrea, além da revitalização do outro braço que vai até Dias D’Ávila. “Estamos trabalhando para o trem circular na Região Metropolitana, em cima da base existente que precisa ser requalificada”.

Sobre a sucessão estadual, Costa considerou “legítimo” o posicionamento da senadora Lídice da Mata (PSB), que garantiu ser candidata ao governo nas eleições de 2014. Considerando o candidato preferido do governador Jaques Wagner (PT), o chefe da Casa Civil preferiu evitar o assunto e se ateve a dizer que depois da definição o candidato escolhido, seja ele qual for, deve iniciar uma série de visitas ao interior da Bahia para “apresentar a coligação”.

Costa negou que use o metrô como bandeira de campanha, assim como o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli (PT), estaria usando a ponte Salvador-Itaparica e garantiu que o partido está bem representado. “O conjunto de ações do Governo é feito por quadros políticos e técnicos no senado, nas secretarias e todos esses nomes tem ajudado muito o governador. Ficará marcado como o governador que melhor investiu em infraestrutura (…) é o que mais realizou em várias áreas de governo e isso se refletirá, eu nãotenho dúvida alguma, na opinião pública e a partir daí o nome será escolhido”, concluiu.

Emerson Nunes

Foto: Emerson Nunes – Arquivo / Política Livre