Começou na manhã dessa segunda-feira, 2, a capacitação dos profissionais de segurança que atuarão no programa “Crack, é possível vencer”, em Vitória da Conquista. A aula inaugural aconteceu no auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar, com a participação de autoridades políticas e militares, além de outros representantes de instituições públicas e sociedade civil.
Tenente Coronel Jorge Ubirajara
O comandante regional de policiamento, Tenente Coronel Jorge Ubirajara Pedreira, chamou a atenção para a importância do momento, quando diversas instituições se unem para combater o tráfico e o consumo de crack e outras drogas. “É importante essa capacitação principalmente pelo objetivo de combater o vício. Meu desejo é que esses instrutores que serão formados aqui tenham o foco principal na célula mater da sociedade que é a família”, comentou.
Para a secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, a capacitação é uma ação muito positiva do Programa “Crack, é Possível Vencer”. “Por vezes os policiais serão os primeiros a ter contato com o usuário e poderão referenciar para os serviços de saúde e de proteção que darão cuidado mais integral para os usuários e seus familiares”, ressaltou.
O programa atuará em três eixos: cuidado, prevenção e autoridade. A capacitação dos policiais e outros profissionais é parte da estratégia de um trabalho conjunto que envolve ações relacionadas à segurança, saúde, assistência e educação. “Dentro disso, nós destacamos a importância da escola para que crianças e adolescentes não compactuem com o consumo de drogas”, comentou a capitã, Maribel Santana, representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que ministrou a aula inaugural.
“O programa Crack, é possível vencer é uma ação sistêmica que nos mostra caminhos diferentes para o enfrentamento da criminalidade”, acrescentou a capitã. Para a palestrante, a articulação entre os Governos Estadual e Municipal é imprescindível para a obtenção de bons resultados.
Tarcísia Alves
Avanços – A implantação do programa “Crack, é Possível Vencer” em Vitória da Conquista prevê a implantação de uma base móvel de segurança, onde soldados da polícia comunitária terão suporte para desenvolver seu trabalho de aproximação e mobilização da comunidade. Para atuar nesse setor é que estão sendo capacitados cerca 40 policiais militares. Além disso, o Governo Estadual já anunciou a aquisição de novos equipamentos para munir os policiais das ferramentas necessárias.
Trabalho em rede – A capacitação dos policiais inclui ainda o conhecimento dos serviços de saúde e assistência social e o estabelecimento de contato direto com os demais agentes da rede. A apresentação desses serviços, que são mantidos pelo Governo Municipal, foi feita pela coordenadora do programa no Município, Tarcísia Alves.
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com diferentes especialidades; três consultórios na rua; unidade de atendimento transitório adulto e juvenil; e 12 leitos hospitalares fazem parte dos equipamentos de saúde que vão compor a rede conquistense. No eixo assistência, o atendimento será oferecido pelos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas); Centros de Referência em Assistência Social (Cras); equipe de abordagem; e oferecerá capacitação profissional, por meio do Pronatec/ Assessuas trabalho.
“A unidade de internamento receberá usuários encaminhados pela equipe técnica dos CAPs, para internação de até seis meses”, explicou Tarcísia. A coordenadora afirmou ainda que o programa envolverá todo o Governo Municipal em ações de prevenção. “Educação; Desenvolvimento Social; Saúde; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Coordenação da Juventude nos darão esse suporte”, concluiu Tarcísia.
– See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/profissionais-recebem-capacitacao-para-o-programa-crack-e-possivel-vencer/#sthash.H2tuTUjM.dpuf
Deixe seu comentário