CONQUISTA REDUZ HOMICÍDIOS E TERÁ
1º CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA
Com uma série de mudanças na estrutura da policia militar, como a prática do estágio dos alunos a soldados, com mais efetivo patrulhando as ruas nos últimos meses, e a introdução de operações de prevenção ao crime (Pacto pela Vida, Conquista Segura e Visão Noturna), o número de homicídios em Vitória da Conquista começou a cair bastante.
Dá para se perceber que a cidade, principalmente o centro, está mais guarnecida e as pessoas se sentindo mais seguras. O coronel Ivanildo, que assumiu o comando regional da polícia em julho, não quis falar de segredo de trabalho, e atribui mais os resultados positivos a esses novos projetos que foram colocados em funcionamento neste segundo semestre. “Nisso tive sorte” – confessa, com seu jeito modesto de falar.
Coronel Ivanildo discorreu sobre a lei de 2010 que definiu a organização estrutural da polícia, como a Companhia Independente da Polícia (77,78 e 92), esta última voltada para a segurança rural, e o 9º Batalhão que passou a cuidar, exclusivamente, do ensino, instrução e capacitação dos soldados. A partir de março, os alunos da escola a soldados começaram a estagiar nas ruas.
Neste mês de setembro, algumas operações estruturais, como Pacto pela Vida (combate às drogas), Conquista Segura e Visão Noturna foram colocadas em ação, passando a se ter um policiamento na mancha criminal, isto é, nas áreas de maior incidência, o chamado mapa da criminalidade.
Em paralelo à repressão, o comando regional da polícia militar vem desenvolvendo um trabalho social nas comunidades mais carentes, visando a prevenção. Nesse sentido, a Base Comunitária de Pedrinhas (Nova Cidade) realiza aulas de judô, karatê, xadrez, balé e outras atividades.
A partir de julho, quando o coronel Ivanildo assumiu o comando da Companhia Regional da Polícia até o último dia 24 de setembro, foram registrados 19 homicídios em Vitória da Conquista, contra 27 no mesmo período do ano passado. Só de julho a agosto houve uma redução de 50%. Em sua opinião, pela proporção da cidade (a terceira maior da Bahia), Conquista não pode ser considerada entre as mais violentas.
O maior número de homicídios, cerca de 90%, ainda é decorrente do tráfico de drogas (Conquista é passagem do Sul para o Nordeste), conforme assinala Ivanildo, com os crimes mais concentrados nos bairros Patagônia, Urbis V, Vilas Serranas, Senhorinha Cairo, Miro Cairo, Ibirapuera e adjacências.
Por estratégia, o comandante evita citar número do contingente policial em ação em Conquista, mas adianta que trabalha hoje com 35 viaturas militares, fora as da Caesb, Federal e da própria Policia Rodoviária Federal. Nos últimos anos, o efetivo militar aumentou em mais de 20%.
CENTRO INTEGRADO DA BAHIA
Outra boa notícia nesta área é que Conquista vai sediar o primeiro Centro Integrado de Educação, Segurança e Desportos da Bahia. Em parceria com a Secretaria de Desportos do Estado, a partir de outubro será iniciada a construção do centro no bairro de Campinhos, que contará com uma pista oficial de atletismo, sede da companhia regional e uma escola para 1.100 alunos nos três turnos.
Um dos objetivos do projeto, que estará concluído no próximo ano, é a inserção dos jovens nos esportes e no ensino profissionalizante. Outra ideia é que o colégio tenha o mesmo formato das já existentes escolas militares. Isso ainda está em discussão, mas tudo indica que será aberto neste estilo.
Atualmente, o comando da Companhia Regional, em Vitória da Conquista, compreende 94 municípios, abrangendo cerca de dois milhões e 300 mil habitantes, incluindo Jequié e Guanambi.Por Jeremias Macario
Deixe seu comentário