Aula inaugural marca o início das atividades do Cursinho Pré-Vestibular Universidade Para Todos. O principal objetivo do curso é facilitar o acesso à universidade de alunos da escola pública. O preparatório é um projeto oferecido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Governo do Estado. As aulas são ministradas na Escola Municipal Francisco Amorim por professores oferecidos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
O Programa oferece aos alunos egressos de escola pública um curso preparatório ao processo seletivo para Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia. O público-alvo do cursinho são os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz e alunos oriundos do Ensino Médio da Rede Pública Municipal ou Estadual da Bahia.
Segundo o prefeito Oberdam Rocha, o cursinho pré-vestibular representa uma oportunidade para os jovens estudantes ingressarem na universidade. “Através dessa oportunidade que é o cursinho, sob a orientação da UESB, que é uma instituição de renome e tem uma tradição de desenvolver uma boa metodologia de ensino, creio que nós teremos pessoas preparadas para poder concorrer melhor nos próximos vestibulares”, disse. O prefeito afirmou ainda esperar que o cursinho permita a ampliação do número de estudantes que ingressam nas universidades públicas.
“Esperamos que esse incentivo viabilize a ocupação de vagas nas universidades públicas para que possamos, assim, melhorar cada vez mais o nível e a capacidade de ensino e também de aprendizado desses alunos que estão hoje aqui iniciando essa atividade de preparação para o vestibular”, concluiu.
Também presente à aula inaugural, o secretário de educação Marcos Viana afirmou que o cursinho pré-vestibular é uma oportunidade para aqueles que buscam o conhecimento. “Este conhecimento leva à oportunidade de participar de outras etapas da vida, outras dinâmicas que a vida nos oferece como um vestibular, buscando maiores oportunidades ou de um concurso público, buscando ingressar na vida profissional. Essa é uma das finalidades de participar de um cursinho pré-vestibular”, disse.
Segundo informou o secretário, o cursinho já vinha sendo oferecido há alguns anos no município de Barra do Choça. Em seguida veio a proposta do Governo Estadual de oferecer, em parceria com o município, o Cursinho Universidade para Todos. “Nós temos neste ano uma turma com 50 alunos e o nosso intuito é que, no final deste curso, eles estejam preparados a estarem competindo e participando dos vestibulares e dos concursos, tendo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e na realização pessoal”, concluiu Marcos Viana.
Deixe seu comentário