CARTA A DEUSDETH
Ao primogênito de Jovelino Feliciano da Silva
Prezado primo Deusdeth Ferraz da Silva
Saudações moverianas.
(UMA VISÃO APOCALÍPTICA DO FUTURO DA VIDA INTELIGENTE NO PLANETA).
(Podes ler sem susto, no final jogo um caneco de água fria na fervura).
SEGUNDA PARTE (esta carta foi dirigida ao senhor Deusdeth Ferraz da Silva em 11 de fevereiro de 2005).
Edimilson Santos Silva Movér
O fato de os Estados Unidos ocuparem hoje, esta posição de nação mais poderosa do planeta pode ser visto somente como mais um fato histórico que, como os demais fatos históricos, este também passará.
Como detesto modismo, não consigo me posicionar contra a grande nação do norte. Não vejo porque ter ódio, pois nada é eterno! Só temos no máximo dez mil anos de história, daqui a outros dez mil anos este fato
será irrelevante. É de se esperar então, que o planeta, então já será uma só nação. Se até lá a humanidade ainda estiver presente no planeta!
Numa sociedade planetária como a atual, que saiu a pouco tempo de uma guerra mundial, uma nação sairia mais forte e teria que ter hegemonia sobre as demais, isto é o lógico é o esperado. Não vejo porque a “grita”. Quem provocou a criação do imensurável poderio bélico norte americano foi a extinta União Soviética com o blefe, (burrice), da guerra fria. Parece que o mundo prima por atos burros. Já pensou o risco que a humanidade passou e passa com um arsenal nuclear desnecessário e que ninguém queria, ou quer! A sociedade a que me refiro são os povos e não os governos malucos que governam o mundo.
Em todos os países do mundo deviam ter no mínimo, uma “rua”, uma “praça”, uma “avenida” ou uma “cidade” por menor que fosse, com o nome do criador da “perestroika” (reestruturação), e da “glasnost”, (abertura política), e uma estátua sua em tamanho natural, com esta inscrição no pedestal (Mickail Gorbatchov. “COM SUA CORAGEM LIVROU O MUNDO DO PESADELO DA GUERRA FRIA” E DE UMA IMINENTE CATÁSTROFE ATÔMICA). Poucas pessoas no planeta conseguem avaliar o valor do serviço prestado por este grande estadista à humanidade.
Caro Deusdeth, embora sejamos brasileiros, em última instância, na verdade, terráqueos é o que somos, e este fato e esta realidade ninguém pode mudar. Convivemos com outra grande burrice criada no planeta, a “fronteira”, a linha imaginária ou natural que separa as nações, quando o homem conseguir eliminar as fronteiras a paz reinará serena e absoluta. Tem horas, em que analiso simplesmente um planeta insano e utópico! Chego a me perder e a divagar!
Eu particularmente dou graças a Deus, por ver ocupando esta posição hegemônica, os Estados Unidos. (Alguns vão me chamar de louco ou idiota). Mas, ai da humanidade se fosse, por exemplo, o país hegemônico, a Alemanha das “SS” de Hitler! Quem nos livrou das “SS” em 1945 foi justamente a grande nação do norte. (de Hitler era fácil nos livrar, o tempo se incumbiria disso). Os russos só conseguiram fazer frente aos alemães, depois da invasão da Normandia no dia D em 6 de junho de 1944 pelos aliados, portanto um ano antes do fim da guerra, fato que provocou a divisão das forças nazistas na frente oriental e ocidental, enfraquecendo-as. (Esta não é a opinião dos russos!).
Caro Deusdeth, Alguns proeminentes estudiosos da psiquê, ou da alma humana, portanto, (“psicólogos” ou “almólogos”) proclamam e defendem que é de suma importância para a evolução do ser o “Toque”, isto é, o aperto de mão, o beijo de face, e principalmente o abraço, isto sem conotação sexual. A facilidade com que nos comunicamos pelos meios modernos nos afasta cada dia mais do “Toque” tão benéfico à espécie, às vezes nos comunicamos até dentro do lar através do celular, a comunicação auditiva e visual nunca terá o mesmo efeito do aperto de mão, do abraço, do “tête à tête”, da comunicação interpessoal ao vivo.
Veja o comportamento dos muçulmanos que se tornaram até “homens bomba” em defesa dos seus princípios! Refiro-me a iraquianos e palestinos. Não defendo os princípios básicos destes grupos sociais, vai aqui somente como exemplo do que o “Toque” é capaz de fazer na união dos grupos sociais humanos, e como a união faz a força! É esperar para ver. Eles são “beijadores e abraçadores” famosos e contumazes, assim, poucos milhares de “beijadores e abraçadores” de um destes povos com o seu país invadido e dominado pela maior nação do planeta, resistem e põem esta nação numa situação vexatória. Vejo a guerra não declarada entre palestinos e israelitas, como a luta dos cupins versus o tamanduá, só que neste caso, os cupins resistem, e tem mordido e incomodado bastante o tamanduá. Olhe bem, não estou tomando nenhum partido, esta rixa começou há tempos na casa do patriarca, (não me meto em casos patriarcais), temos que aprender a respeitar as diferenças que alguns criaram sozinhos, talvez se ninguém se metesse tudo já estivesse resolvido.
Quanto ao comércio: a OMC está atulhada até o pescoço de reclamações das nações mais desfavorecidas. Quanto ao turismo: convivi por vários anos com um empreendimento turístico de porte internacional, e pude observar que todos estão isolados egoisticamente dentro dos seus grupos, embora não seja nenhum psicólogo, sou instintivamente um estudioso do “ser” humano. Pude constatar que dentro dos próprios grupos que faziam turismo, havia um forte sentimento de egoísmo, quando chegavam pareciam uma só família, na hora de “consumir” instintivamente os grupos se isolavam em vários grupos pela diferenciação econômica. O problema é que só faz turismo, quem tem sucesso econômico. Ora! Sucesso econômico e egoísmo andam “pari passu”.
Em minha leiga análise o egoísmo é o princípio de tudo, a causa de todo mal, devido ao egoísmo as famílias se isolam dentro dos grupos familiares com a mesma economia, onde também os grupos sociais se isolam com outros grupos sociais com a mesma faixa econômica. A concentração da riqueza nas mãos de poucos nos destruirá como sociedade organizada. Já que os governos dos países não vão, não pretendem, ou não conseguem controlar a progressiva e ascendente curva do crescimento demográfico. Quando o planeta estiver superlotado e “entupigaitado” de gente, a grande maioria faminta e empobrecida fará indubitavelmente uma caçada generalizada aos gananciosos e egoístas, será uma verdadeira loucura, um verdadeiro safári, daí advirá o caos social. Basta um dar o primeiro exemplo! Abatendo a primeira caça.
Deusdeth, não sei se chegou ao teu conhecimento, hoje, dia 17-01-05 saiu ou deu (não sei se sai ou se dá! Ou os dois) no Jornal Nacional. Um grupo de sábios apresentou um estudo à ONU (em treze volumes), uma proposta para acabar com a miséria nos países pobres ou em vias de desenvolvimento, isto no prazo de vinte anos, assim em 2025 estaria extinta a pobreza no planeta, se não extinta pelo menos minorada. O ano de 2005 começou bem. No entanto sabe a proposta que apresentaram como genial, pelo menos foi a escolhida para ser anunciada nesta edição do Jornal, dar mosquiteiros para os povos da África (faminta e aidética), para proteger as crianças africanas dos mosquitos da malária, ora! Um mosquiteiro é um bem material, e logo, logo será trocado por comida. Já te disse que burrice é como rocha e erva daninha em campo aberto, nem fogo destrói, acho mais parecida com erva daninha, renasce com facilidade e incomoda pra “xuxu”. Entre no “site” do Jornal Nacional, tá “tudinho” lá. Deusdeth, claro que nos treze volumes tem propostas consistentes, mas esta dos mosquiteiros é uma pérola. Porque treze volumes! Bastava os 0,7% do PIB acordados, desculpe o trocadilho, porque ainda dormem os 0,7% do PIB? Naturalmente que não me refiro as cinco nações do norte da Europa.
Antes do advento do fim dos combustíveis fósseis virá a grande hecatombe, a grande tribulação provocada pelo caos ecológico e climático, a humanidade presenciará então a loucura climática. Virão períodos intermináveis de chuvas torrenciais que se alternarão com períodos intermináveis de secas inclementes.
Meu preclaro primo, o egoísmo cria a grande pirâmide da miséria, na qual “habita” enclausurado em seu ápice, um pequeníssimo grupo de privilegiados egoístas. Estes puxam o cordão e servem como exemplo para o restante da humanidade.
Agora um enfoque sobre as grandes fortunas.
Um dos homens mais ricos do mundo (muito inteligente), por sinal um grande aplicador na bolsa! Externou a seguinte opinião sobre as grandes fortunas: “depois do primeiro bilhão de dólares, descobre-se que tudo na vida só se pode fazer por unidade, isto é, uma coisa de cada vez. No dia só se toma um café da manhã, almoça-se uma vez, janta-se uma vez, só se dorme em uma casa, não adianta ter muitas casas, só se utiliza um automóvel por vez, um helicóptero por vez, um avião por vez, um iate por vez, não adianta ter muitos de cada, segundo ele, ter muito de tudo é burrice, só se dorme com uma mulher por vez. Se se tiver muitas mulheres, as outras com certeza irão dormir com outros homens”! Então pra que tanta ganância, tanta avidez por dinheiro? Porque tanto egoísmo?
Quanto ao assunto da comunicação tecnológica, adiante trato disso.
De forma geral a existência desta pirâmide em todas as sociedades humanas é que fará a derrocada da humanidade para o abismo do caos e da barbárie. Sendo interessante observar, que até na nação mais pobre do planeta a pirâmide da miséria está presente. Parece feitiço! Parece macumba!
Num futuro bem próximo o número de miseráveis e desassistidos será tão grande que não haverá retorno, aí não será mais possível fazer a tão falada distribuição da riqueza, então o caos estará definitivamente instalado no planeta. Espero que depois do caos inevitável, e a humanidade passando a ter uma diminuta fração do número de indivíduos que tem atualmente, aí então se instale o bom senso para que se possa caminhar para o pleno desenvolvimento da humanidade. Espero que daí pra frente não exista mais a principal praga da sociedade, praga esta chamada, “propriedade”. Se tiverdes tempo e a obra reveja o que Jean-Jacques Rousseau diz a respeito, e a meu ver, com muito acerto. Observe que não se pode tirar do homem toda “propriedade”, a queda do comunismo se deu principalmente por isto. O exemplo maior foi detectado nas fazendas coletivas da antiga URSS, onde os gerentes ao receberem como incentivo, pequenas áreas para uso próprio, conseguiam fazer com que proporcionalmente, elas produzissem 10 vezes mais que a fazenda toda. O instinto de propriedade é inerente ao homem, experimente tomar de uma criança sua chupeta, ou um seu brinquedo e veja a reação! Refiro-me especificamente a “propriedade” da terra que produz o alimento para o sustento de toda a humanidade, ou seja, as terras agricultáveis. Tudo pode ser de propriedade de alguém, tudo mesmo, menos o ser humano, a terra que nos dá o sustento, a água que bebemos, também as subterrâneas, inclusive a mineral, o ar que respiramos a luz do Sol que nos aquece e ilumina nossos passos, ou seja a natureza não pode ser propriedade do homem.
Não será surpresa nenhuma se um dia deste começarem a cobrar uma taxa de respiração, não se espante se implantarem em ti um chip, e no fim do mês te chegar uma cobrança da taxa da luz do Sol que consumistes. Não me refiro especificamente ao governo brasileiro, mas sim, a todos os governos do mundo.
Sabe Deusdeth, vou além de Rousseau e digo! Maldito o homem que cercou o primeiro pedaço de terra e disse esta terra é “minha”, e mil vezes maldito o homem que pela primeira vez aprisionou um ser humano e disse este ser humano é meu escravo.
Voltemos ao caos. Com esta minha desprezível “sapiência” (chamar burrice de sapiência é a última moda), calculo que depois do caos climático só restarão poucos seres humanos, se restarem! Para dar continuidade a vida inteligente no planeta. Não há como controlar o caminhar da loucura do destempero do clima, tudo que “fizermos” ou “tentarmos” fazer terá sempre efeito inócuo e subjetivo, o caminhar para o abismo e inevitável e incontrolável, só nos resta esperar e rezar. O tempo urge! Temos que esperar pouco e rezar muito.
Kyoto! Claro que as deliberações tomadas em Kyoto em 97 foram deliberações inteligentes, e por pessoas inteligentes e sérias, estou de acordo de que: Kyoto é uma proposta melhor que nenhuma proposta, no entanto a melhor proposta é o controle rigoroso do crescimento desordenado da população do planeta. A compra de cotas de carbono em alguns casos até estimula a emissão de CO2 e de permeio há muita malandragem e desvio de verbas no corrupto terceiro mundo. Embora o mundo todo seja corrupto. Junto à proposta de Kyoto seria necessária uma proposta para que se substituísse o uso da energia fóssil, imediatamente e em termos globais, pela energia do Sol. A única completamente limpa. Senão! Adeus humanidade tranqüila. O caos climático vai acabar com o sossego da humanidade.
A única maneira de salvar o planeta é abandonarmos imediatamente os combustíveis fósseis! E isto eu não vejo como fazer, e se será possível fazê-lo. Deusdeth, esta carta é tão somente uma constatação de fatos! E não um instrumento com o fim de apresentar soluções para estes fatos. Mesmo porque, os problemas abordados são de tamanhos inauditos, caráter e dimensão planetária, sendo maiores ainda suas desconhecidas e caríssimas soluções.
Embora no momento só se ouça aos tolos, é a moda, isto pelo simples fato de os sábios se calarem perante tanta burrice. Levantem-se sábios! Porque se calaram! Acordem! Ponham a boca no trombone ajudem a um planeta sofrido, combalido, terminal, e teimoso. Aqui não se acusa, aqui se constata. Veja o caso dos ecologistas! Brigam e gritam pelo controle e em defesa do meio ambiente, mas, não conseguem enxergar que sem o controle da explosão demográfica, isto é inviável e impossível, a cobertura verde do planeta não suportará a pressão exercida por um crescimento demográfico descontrolado. Somos 6,4 bilhões de seres, quando formos o dobro produziremos o dobro do lixo, dos gases poluentes, do desmatamento, de novas áreas para agricultura, de novas áreas (horizontais ou verticais), para o crescimento das cidades, teremos que dobrar as estações de tratamento de água e esgotos, enfim produziremos o dobro de poluição. Por falar em água, onde encontraremos água para 12,8 bilhões de seres? De uma coisa eu tenho certeza, a água vai ser tão cara que banho vai ser um luxo, francês não estará nem aí. Já pensou se tornarmos a dobrar! E chegarmos a 25,6 bilhões? Bem, aí só o canibalismo resolverá o problema!
Coitado do nosso adorado planeta azul! Será que a biosfera suportará? Com o crescimento desordenado da população nada melhorará tudo só piorará. O Professor Enrico Turrini, pensador e cientista italiano “disseca e analisa” este tema com profundidade e clareza, no seu livro, O Caminho do Sol, da Editora Vozes. Se quiserdes posso te emprestar esta obra, é esclarecedora, “me ligue” posso mandar junto a obra de Rousseau. Deusdeth o interessante é que tem ONG pra tudo, para proteção de mico-leão, de papagaio, de ararinha azul, de baleia, de tartaruga, no entanto não conheço nenhuma ONG dedicada efetivamente à defesa do indefeso homo sapiens sapiens, que está sob extremo e crucial risco de extinção. É bom que se esclareça, não tenho nada, “nadica de nada” contra mico-leão, papagaio, ararinha-azul, baleia, tartaruga, e etc. me pelo de medo de fanático, só pela dificuldade de se dialogar com um fanático. Considero-me um ambientalista e ecologista em grau e caráter planetário, ora, pois! Ora, pois! Toda araruta tem seu dia de mingau!
Deusdeth! Sabe o que me veio à mente neste momento? Sabe o que os FDPs dos governantes das nações exportadoras, ou talvez da maioria das nações mais ricas do planeta podem estar fazendo? Talvez estejam é apostando no crescimento da população do planeta. Para exportarem mais, aumentando o PIB, suas reservas cambiais etc. e para aumentar também o consumo interno. É por isto que não se fala em controle do crescimento da população! Os FDPs, estão apostando é na derrocada da humanidade e na falência do planeta, só “orquiectomizados”! É a primeira vez, que aposto no meu engano! Desejo sinceramente que eu esteja errado.
Caro primo, vou pesquisar os resultados obtidos nos últimos Fóruns de Davos e de Porto Alegre, depois te escrevo a respeito. Adianto-te de antemão, que me parecem mais outras palhaçadas! O de Davos me pareceu este ano, lugar para uma artista famosa fazer marketing barato! A nossa imprensa, sempre chula deu destaque para este fato, olhe que nosso escritório assina e recebe diariamente o melhor jornal de São Paulo. Ela ofereceu do próprio bolso a quantia de US$10.000,00 e conseguiu US$1.000.000,00 para a Tanzânia um pais na África sub-saariana, ( pais faminto e aidético) este pais tem uma população de 36.588.225 habitantes (2004), portanto ela conseguiu 0,0273 dólares para cada cidadão deste pais, gostou? Bom! Pelo menos valeu a intenção e o exemplo. Porque o país no qual ela fatura uma verdadeira fortuna como atriz, não permitiu de imediato a quebra das patentes dos remédios do coquetel da Aids? Tem muita hipocrisia por aí. A maioria dos países africanos só não vem tendo sua população em franco declínio, devido à compensação da altíssima taxa de natalidade, as africanas não desistem de perpetuar seu povo. A fome e a AIDS tem sido inclementes com os sofridos povos africanos.
A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA. Aquele que se dispuser e quiser tomar conhecimento de como a população de todo o planeta cresce segundo a segundo, hora a hora, dia a dia, mês a mês, ano a ano! Embora, alguns países tenham crescimento negativo, isso não é significativo. No geral a população cresce, e cresce assustadoramente! Entre neste link. e veja estarrecido o quanto estamos próximos do CAOS. Eis o link:
www.breathingearth.net/ aqui verás que: por dia a população do planeta aumenta 247 mil comedores de feijão de e arroz, o que equivale a 78 milhões por ano, onde iremos parar? Obviamente, no inferno do CAOS, ou no de Dante, de tanto eu parafrasear o inferno de Dante, ele terminará existindo mesmo!!! Sendo cada um pior que o outro. Os governos do planeta e algumas religiões do mundo ocidental são de uma burrice inominável… Se a população continuar a crescer neste ritmo! Logo, logo, estaremos vivendo ombro a ombro, e alguns tentarão subir em nossos ombros… Ponha isto dentro da tua mente! Os que são contra o controle da natalidade, apostam no CAOS, e na derrocada da humanidade…
Parte revisada e atualizada em 24 de fevereiro de 2011
CONTINUA NA TERCEIRA PARTE DA CARTA À DEUSDETH
Cordialmente,
Edimilson Santos Silva Movér
Deixe seu comentário