O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (1º), decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor, nesta sexta (2), quando com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.
Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”.
A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto.
Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Formosa do Rio Preto e Barra
De acordo com informações do capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha, os incêndios no oeste estão concentrados nos municípios de Formosa do Rio Preto – atingindo a Estação Ecológica do Rio Preto – e no município de Barra, na área de proteção ambiental Dunas e Veredas do Médio São Francisco.
“As equipes estão conseguindo controlar o fogo. O esforço agora é para conseguir mais equipamentos, como aeronaves e viaturas pick-ups porque tem locais onde não há acesso para ir com vans”. Segundo ele, existem lugares também muito longe, onde “o [bombeiro] precisa andar dois quilômetros levando água e subindo serra”.
Um helicóptero, três pick-ups e um microônibus já são utilizados no trabalho para combater o fogo. A ação envolve 68 bombeiros, que têm apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Lista dos municípios
Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique
Emília Mazzei
Deixe seu comentário