Dia 25 julho celebra-se  :- Dia da Mulher Negra- do Escritor- do Motorista- dos Viajantes- do Taxista. E de São Cristovão.

25 de julho. Hoje é dia:

– da Mulher Negra
– do Escritor
– do Motorista
– dos Viajantes
– do Taxista.São Cristovão

.
– Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu em 1992, ano do 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingos, na República Dominicana, que além de propor a união entre essas mulheres, visava também denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo. Desse encontro nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à ONU lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

– O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho.
Este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.

– Dia do Agricultor Familiar, que planta, cuida e colhe os alimentos que comemos no dia a dia.

Meu respeito aos motoristas, aos agricultores familares e, especialmente as mulheres negras a latino americanas pela força e resistência na luta contra o machismo, o racismo, a misoginia.

 

Conheça mais

por Antonio Novais Torres

São Cristóvão  É comemorado  em 25 de julho, padroeiro dos motoristas e viajantes.

A  devoção a São Cristóvão chegou ao Brasil com os jesuítas, a partir do século 16.

“Seu culto logo se espalhou por todas as regiões, suscitando a edificação de mosteiros e igrejas, patronatos, irmandades, influenciando os modos de produção, o comércio, a cultura e a religiosidade popular”, afirma o pesquisador Alves.

Entre as igrejas mais antigas dedicadas ao santo está a capela de São Cristóvão erguida em 1627 no Rio de Janeiro.

Alves ressalta que, no fértil solo do sincretismo religioso brasileiro, São Cristóvão encontrou espaço para se mesclar com o orixá Xangô.

“Assim, quem está sob a proteção do grande defensor e protetor São Cristóvão ou Xangô nada deve temer”, diz.

“Proteção e livramento é o que nossa gente sempre buscou e busca em São Cristóvão, independentemente de sua crença, promovendo assim às avessas um saudável sincretismo religioso, que só tem a enriquecer a religiosidade e a cultura popular brasileiras.”.

MEU PAI, Oflávio Silveira Torres, foi agente do  Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC),  até a fusão dos IAPAS em INPS em 1966. O IAPETEC  foi criado durante o governo Vargas, pelo Decreto-lei n. 651, de 26 de agosto de 1938.

Representante do IAPETEC,  Oflávio,   em uma viagem para  São Paulo, comprou uma imagem de São Cristóvão e ofertou para a capela da comunidade do São Cristóvão,  atual Paróquia Matriz de  Nossa Senhora da Conceição Aparecida tendo como  copadroeiro São Cristóvão.

Comemorado em 25 de julho, São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas e viajantes. Durante as celebrações, já se tornou tradição fazer carreatas nas cidades  como forma de agradecimento pela proteção no trânsito.

 

“ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO

Ó glorioso mártir São Cristóvão, alma generosa que caminhaste como gigante nos caminhos  da virtude, até o extremo de confessar o vosso sangue ao precioso Sangue de Jesus Cristo, divino Redentor nosso.

Confiados na eficácia de vossa intercessão, nos vos rogamos que que nos livreis de todos os perigos e acidentes nas viagens que empreenderemos durante esta vida e, sobretudo, na última jornada para a casa de nossa eternidade, rogai por nós!”


“ORAÇÃO DO MOTORISTA

Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.

Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito.

Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência.

Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio.

Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor.

Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.”

Amém!

Salve! São Cristóvão.

Antonio Novais Torres

[email protected]

Brumado em julho de 2023