Dicas de Saúde – Sonnar – Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro

04-02-2010-05-17-30-1

Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro

Uma questão totalmente cultural, que diverge opiniões no Brasil, diz respeito à posição correta do bebê dormir. Pesquisas indicavam que a maior parte, entre mães, vovós e bisavós, colocava o bebê para dormir de lado ou de bruços, e que em nosso país a orientação mais indicada era posicionar o bebê de lado.

Entretanto, estudos foram aplicados em vários países, como os Estados Unidos, atestando para a posição ‘barriga para cima’ ser a correta, por terem comprovado a redução considerável da morte súbita com esta orientação. No Brasil, somente em 22 de junho de 2009, foi lançada uma campanha mais intensiva pela Pastoral da Criança (com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Unicef e Criança Esperança), em que orienta as mães sobre esta forma correta para o sono dos bebês. Desta vez, a pesquisa aqui mesmo no país, feita pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) demonstrou – também como a pesquisa feita nos Estados Unidos – que colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano.

Entretanto, mesmo após esses dados e a forte campanha da Pastoral da Criança, há uma resistência por parte dos pais e avós quanto a este posicionamento. Segundo a pediatra Mary Borba Freire¹, “a posição supina – conhecida popularmente como a posição de barriga para cima – evita sobremaneira a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL)”, que é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade, em que a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.

Por que somente a posição supina é indicada para o sono do bebê?

Dormir de barriga para cima favorece a criança a despertar diante de qualquer alteração no bem estar, por isso, é errado acreditar que esta posição pode fazer com que o bebê afogue ou se asfixie com o próprio vômito. Ao contrário disso, nesta situação, e com a posição, por instinto, o bebê tende a tossir – protegendo-se da aspiração -, e com isso chama atenção dos pais.

Já a Posição barriga para Baixo (de bruços, ou posição prona), faz com que o bebê respire o mesmo ar que ele já expirou, além de reduzir o reflexo de despertar, mesmo diante de algum fator de desconforto.

De acordo com Mary Borba, “o decúbito lateral (ou seja, a posição de lado) não pode ser considerado seguro – apesar de menor risco que a posição prona -, já que durante a noite, com a movimentação, o bebê pode virar de barriga para baixo, aumentando o risco de aspiração e morte súbita”.

Dados indicam ainda que além do posicionamento, os bebês que convivem com fumantes, ou dormem na mesma cama com os pais têm maiores chances de sofrer a síndrome da morte súbita do lactente. O período de maior incidência da síndrome está entre 2 a 5 meses de vida.
PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES (da Sociedade Brasileira de Pediatria)²

Vômito: Se o bebê vomitar, e estiver de barriga para cima, a tendência é tossir e chamar a atenção dos pais. Se estiver de bruços ou de lado, pode aspirar ao vômito.

Superaquecimento: Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos, e pode superaquecê-lo.

Inclinação: A inclinação da cama não precisa ser mais do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor.

Objetos Decorativos: Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos”, pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.

Veja mais no site da sonnar – WWW.sonnar.com.br