Diretor do Detran Bahia destaca importância da nova CNH para milhões que dirigem sem habilitação e enfrentam dificuldades financeiras  |    

Diretor do Detran-BA afirma que novo modelo de CNH vai oportunizar que pessoas saiam da informalidade

 

“O novo modelo de CNH vai dar oportunidade para as pessoas saírem da informalidade e acessar um direito fundamental”, disse o diretor-geral do Detran Bahia, Max Passos, durante sua participação no programa De Cara com o Líder, apresentado pelo vice-governador Geraldo Júnior nesta terça-feira (16).

A entrevista abordou a situação de cerca de 20 milhões de brasileiros que dirigem sem habilitação e outros 30 milhões que têm idade para ter a CNH, mas não conseguem pagar. Max Passos explicou:

“Tem muita gente na informalidade, os dados são esses. A terceira causa de multa que temos na Bahia é conduzir sem habilitação. O primeiro é IPVA atrasado, licenciamento atrasado, o segundo é resultado negativo no bafômetro, e o terceiro é conduzir um veículo sem estar habilitado. Então essas pessoas agora vão ter oportunidade de sair da informalidade”.

O diretor ressaltou que a nova política, que inclui curso teórico gratuito e online e aulas práticas mais flexíveis, permitirá que os estados fortaleçam programas de formação de condutores, como o CNH da Gente, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

“Os alunos vão poder tomar as aulas teóricas na plataforma federal. Para a parte prática, podemos credenciar instrutores ou autoescolas, respeitando sempre o número de horas necessário, para que esses alunos tenham aulas seguras”, destacou.

Sobre a qualidade e segurança no trânsito, Max Passos foi enfático:

“Não perde a qualidade na formação dos condutores e na segurança do trânsito, de jeito nenhum. Cabe ao Detran fiscalizar o processo. Não quer dizer que o aluno fará duas aulas e automaticamente terá a habilitação. Ele pode não estar apto e precisará fazer mais aulas até estar preparado para dirigir. O mesmo vale para a prova teórica: o nível de exigência é elevado. Quem não estiver preparado, não passará”.

O diretor também ressaltou que o custo do curso teórico é gratuito e realizado totalmente pela plataforma do Ministério dos Transportes, promovendo inclusão social e democratizando o acesso à CNH. Com essas medidas, o Detran Bahia prevê ampliar o alcance de seus programas e oferecer aos cidadãos uma oportunidade concreta de formalização, capacitação e segurança no trânsito.

Conteúdo/ bnews/ por Analu Teixeira /Reprodução/Bnews TV