Ao celebrar o dia 27 de setembro, dia nacional de doação de órgãos, o Presidente da Coopmac – Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense, o Agrônomo Isaac Figueira, e o diretor executivo César Neri, juntamente com a equipe técnica que os auxiliam dia a dia na Coopmac se posicionam e aderem a campanha para conscientização e doação de órgãos. Pois, no Brasil são mais de 60 mil pessoas que se encontram na fila de espera.de um órgão compatível para transplante.
O diretor Executivo da entidade, dr César Neri considera esta iniciativa muito importante, e diz que toda a equipe está engajada neste movimento, neste propósito de salvar vidas. “ E a campanha não ficará resumida tão somente ao circuito interno da Coopmac, diretoria e funcionários, ela chegará ao conhecimento de todos os sócios da Coopmac, e isso com certeza vai influenciar toda a sociedade.” Argumentou Cesar Neri.
Coopere com a vida. Seja doador de órgãos e avise a sua família, um simples gesto, pode ser imprescindível para uma vida. Pontua Isaac Figueira Presidente da Coopmac.
No Brasil, para ser um doador não é preciso deixar nada por escrito, nem registrado em documentos. O essencial é ter uma conversa com sua família sobre essa intenção. No momento certo, ela tomará a decisão; afinal, a doação só acontecerá após a autorização familiar, por escrito.
Os órgãos doados vãos para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em lista única, monitorada pelo Ministério da Saúde.
Podem ser doados coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas.
A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia. O corpo do doador é então reconstituído, podendo ser velado normalmente!
Deixe seu comentário